Eleição deverá ser realizada na segunda reunião ordinária deste ano; Outra opção é Renato Ferreira

Ilídio Luciano

No final do ano de 2019, antes de encerrar as reuniões na Câmara Municipal de Divinópolis, o vice-presidente da casa, vereador Marcos Vinícius (PROS) informou a seus pares, sobre a decisão que tomou de deixar o cargo que ocupava, desde o início do mandato de Rodrigo Kaboja (PSD) à frente do Legislativo Municipal.

Com o anúncio da vacância do cargo de vice-presidente, Kaboja, que preside a Casa tem duas possibilidades para o preenchimento da vaga: a primeira delas é a ascensão do 1º Secretário Renato Ferreira, para a vice-presidência; ou realizar eleições para a definição do substituto de Marcos Vinícius.

O presidente optou pela segunda opção e revela ter um preferido para o cargo.

“Com a renúncia do Marcos Vinícius, eu tenho duas opções: Uma é esperar 10 dias após a primeira reunião Ordinária, o Renato subiria para a vice-presidência e o Nego assumiria o posto de 1º secretário. Mas eu entendi que o melhor a se fazer é realizar eleição para vice-presidente da Câmara”, justifica.

Kaboja já tem agendada a data da eleição para definir o vereador que substituirá Marcos Vinícius e declara apoio ao vereador Ademir Silva.

“Pretendemos realizar a eleição já na segunda reunião ordinária; alguns vereadores me informaram sobre a vontade de serem vice-presidente da casa, e eu aceitei o nome do vereador Ademir Silva, para ser vice-presidente desta casa”, adianta.

Rodrigo Kaboja explica a opção pelo emedebista, por seu bom relacionamento com os pares, mas aceitará outras candidaturas para o pleito.

“Escolhi o Ademir por ser uma pessoa calma, comprometida, tem ótimo relacionamento com todos os demais vereadores. Vamos realizar a eleição para o mandato até 31 de dezembro deste ano; outros vereadores, querendo também podem postular a vaga”, esclarece.

O chefe do Legislativo Municipal informa que, a eleição será aberta, com voto nominal dos 16 vereadores; o pleito será realizado em apenas um turno de votação e o novo vice-presidente já será empossado na mesma Reunião Ordinária.