Cidade tem 191 casos confirmados da doença; Prefeitura orienta pacientes sobre quando e como procurar atendimento médico
Uma adolescente, de 17 anos, morreu em decorrência da dengue em Bom Despacho, no Centro-Oeste de Minas, nesta quinta-feira (22/2). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ela procurou a Unidade Referência com “quadro de saúde já bastante agravado” no mesmo dia.
Até o momento, conforme a Secretaria de Saúde, o órgão não havia sido notificado da suspeita de dengue. A paciente chegou na unidade de Referência sendo prontamente atendida e encaminhada ao serviço de urgência. A partir de exame, o município confirmou a morte por dengue.
“Há de se ressaltar que toda a Assistência Médica foi prestada tanto na Unidade Referência quanto na Santa Casa de Bom Despacho”, informou a secretaria por meio de nota.
Orientações
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em caso dos sintomas:
- Febre alta > 38°C;
- dor no corpo e articulações;
- dor atrás dos olhos;
- mal-estar;
- falta de apetite;
- dor de cabeça;
- manchas vermelhas no corpo.
O paciente deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (PA) nos casos de:
- Dor intensa e contínua na barriga;
- Vômitos contínuos;
- Perda de sentidos e queda de pressão;
- Inchaço no corpo;
- Sangramento de mucosa (gengiva, boca, nariz);
- Desidratação elevada;
- Inconsciência e convulsão; Irritabilidade.
“Não realize automedicação e não menospreze a doença. Apesar de não existir medicação e tratamento específico, a dengue é uma doença dinâmica, podendo evoluir para a remissão dos sintomas ou agravamento do quadro”, alertou a secretaria.
Portanto, necessita de seguimento adequado. Dessa forma, diante da suspeita de dengue, deve-se priorizar a hidratação e imediatamente procurar acompanhamento médico em uma Unidade Básica de Saúde, já nos primeiros sintomas.
“Assim, a doença pode ser diagnosticada e o paciente ser orientado quanto aos cuidados que deve ter para o tratamento”, orientou.
Morte por dengue em Bom Despacho
De janeiro a 19 de fevereiro desse ano, a cidade registrou 1.650 notificações da doença e 191 confirmações de dengue. Até o momento, conforme boletim, este é o primeiro caso de morte por dengue confirmado, há outro em investigação.
A Prefeitura de Bom Despacho tem realizado ações como controle mecânico, utilização de larvicida e bloqueios com inseticidas nos bairros com maior número de notificações.
Além disso, promove campanhas e ações educativas para conscientizar a população. Mas é importante que a população faça a sua parte com a manutenção diária de ações preventivas, não deixando água acumulada e parada.