Proposta foi apresentada aos vereadores nesta quinta (23); Pacientes renais teriam que comprovar carência para usufruir do benefício

A Associação de Doentes Renais e Transplantados (Adortrans), apresentou, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, nesta quinta (23), uma proposta que beneficia os pacientes renais.  O projeto proposto tornaria isenta a cobrança das passagens de transporte público para os pacientes de hemodiálise.

A sugestão foi apresentada na Tribuna Livre pelo advogado da entidade, Alecsandro Aparecido da Silva. Ele contou que a necessidade foi trazida através de reuniões com a diretoria da associação.

“Foi dito a mim que grande parte dos pacientes recebe o salário mínimo e ainda tem que gastar com transporte público. São seis passagens, no mínimo, por semana e isso no final do mês traz uma dificuldade financeira para eles […] Comecei a estudar sobre este assunto e vi que há outras cidades do país que concedem este benefício. Colocamos em prática, através do conhecimento jurídico, para poder estar auxiliando este pessoal”, explicou o advogado.

Conteúdo

De acordo com Alecsandro, a sugestão diz que, para ser beneficiado, o paciente de hemodiálise teria que comprovar carência para poder usufruir desta isenção. Para que essa proposta vire projeto de lei e consequentemente, comece a tramitar no Legislativo, o advogado pediu que os dezessete vereadores se mobilizassem.

“Se começarmos a mudar a nossa forma de pensar, pelo prol da comunidade, pelo coletivo, podemos mudar muita coisa que precisa ser melhorada aqui em Divinópolis. A cidade pode e deve voltar a ser o centro do Centro-Oeste”, finalizou Alecsandro.

A sugestão foi entregue para o vereador Sargento Élton (Patriotas), que afirmou em pronunciamento que repassará a proposta para os demais colegas, para que assim, ela passe pelos processos legais.

Foto de capa: Reprodução/TV Câmara