Reunião teve data remarcada para o dia seguinte da conciliação; Sindicato se diz aberto para discutir propostas do Executivo

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal (Sintemmd) adiou a assembleia, que seria realizada nesta segunda-feira (03). A ocasião será para discutir novamente os rumos da paralisação dos professores da rede municipal de educação.

Segundo informações do sindicato ao PORTAL, o motivo do cancelamento foi devido a uma orientação de advogados, em relação a uma audiência de conciliação, que ocorrerá na segunda, a partir das 15h, em Belo Horizonte. No dia haverá também está programado um novo ato. Portanto, a nova data da assembleia com a categoria foi marcada para terça-feira (04), às 17h30, na Igreja Batista Central, localizada na Rua Pará, esquina com Pernambuco.

Em reunião na última quarta-feira (28), a categoria solicitou ao Executivo uma nova proposta, além da reposição das aulas em janeiro, até esta segunda. Em contato com o diretor de comunicação do Sintemmd, Gleidson Araújo, com a nova data da audiência, qualquer oferta feita, deverá ser realizada na frente do juíz.

“Se alguma proposta for apresentada, ela terá que ser feita na audiência, pois tínhamos dado um prazo a eles e, a não ser que haja algo extraordinário, que é a realização da quitação total do que está pendente (outubro e novembro), vai ter que ser conciliada na frente do juíz. Não vejo uma outra situação, além de esperar”, explicou.

Gleidson ainda conta que os advogados orientaram a aguardar a audiência, pois nela algo será resolvido. Eles ainda têm esperança do pagamento integral.

“Agora, sobre prazo, até terça estamos abertos a propostas a qualquer momento. Eles podem fazer uma agora e outra, daqui a cinco segundos, que estaremos prontos para ouvir e apresentar para a categoria. Só que acredito que, por prudência jurídica, o próprio Executivo não vá fazer uma oferta diferente, a não ser a quitação total antes da audiência”, finalizou.

Greve

A greve geral está sendo realizada desde o dia 09 de novembro, tendo 21 dias (15 letivos), de paralisação.

Das unidades municipais, a escola Municipal Dionísio Joaquim Rodrigues, no Cacoco e os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Miguel Rodrigues Filho, no Lagoa das Mandarins e Maria José Fernandes, no Candelária, retornaram às aulas e tiveram o novo calendário ajustado junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed), prevendo aulas também aos sábados e no feriado de 8 de dezembro.

Nesta sexta-feira (30), a Semed irá quitar os pagamentos referentes a setembro. Em relação aos de outubro e novembro, ainda não tem uma posição oficial. Sobre o último mês citado, a remuneração deverá ser feita pelo caixa geral do Município e de forma igualitária para todos os servidores, escalonadamente.