Empresa assumirá o serviço gratuitamente por dois meses até processo licitatório
O Aeroporto Brigadeiro Cabral retomará as atividades normais nos próximos dias. O anúncio foi feito no começo da manhã desta quinta-feira (25/10) na sala de reuniões do Centro Administrativo, durante encontro com representantes das entidades de classe.
Trata-se de uma conclusão viável para o município pautada pela segurança jurídica. Com isso, o aeroporto estará liberado para voltar os voos comerciais operados pela Azul Linhas Aéreas, ligando Divinópolis ao aeroporto Viracopos, em Campinas. Os voos estão suspensos desde março deste ano.
“Pelo modelo adotado, a empresa LG, de gestão aeroportuária, assumirá os serviços aeroportuários por dois meses, de forma totalmente gratuita para o Município. Durante este período, o Município abrirá um procedimento licitatório na modalidade pregão eletrônico para a contratação definitiva de uma administradora para o aeroporto”, informou o Procurador-Geral do Município, Wendel Santos.
A parceria é uma via de mão dupla, em que o município, com o auxílio da classe empresarial, restaura a capacidade operacional do aeroporto.
“Isso permite o transporte de passageiros, inclusive com perspectivas de médio prazo para a operação de voos noturnos regulares”, destacou o Secretário de Governo, Roberto Chaves.
Durante o encontro, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Alonso Dias, destacou que todos os procedimentos estão sendo notificados junto ao Ministério Público e anunciou a liberação dos equipamentos necessários ao funcionamento do aeroporto por parte da Secretaria Nacional de Aviação Civil.
“Trata-se de uma Estação Meteorológica de Superfície Aromatizada, equipamento avaliado em R$ 60 milhões e que permitirá a ampliação dos serviços pelo aeroporto atualmente. Essa liberação é uma conquista importante da Administração Municipal, fruto de reivindicações feitas pelo Prefeito Galileu Machado e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico durante nossas idas à Brasília pra tratar de assuntos relativos ao aeroporto”, comemorou José Alonso.
A solução para os entraves hoje registrados foi comemorada pelos representantes das entidades presentes. A presidente da CDL Divinópolis, Alexandra Galvão, ressaltou que este é o primeiro passo para que a linha aérea Divinópolis/Campinas seja retomado.
“Dado este primeiro passo, trabalharemos para aumentar a demanda de voos, conectando Divinópolis com outros aeroportos do Brasil e do mundo”, disse.
O Presidente da Associação Comercial e Industrial de Divinópolis (ACID), Leonardo Gabriel também parabenizou o Município pela alternativa encontrada.
“Estamos todos mobilizados e Divinópolis pode contar conosco naquilo que for possível para que possamos fortalecer essa parceria, afinal, todos saíram ganhando”, finalizou.