(Foto: Reprodução)

Diego Henrique 

Produtores e agricultores familiares de Divinópolis deverão receber cerca de meia tonelada de sementes de feijão. A intenção é fazer com que o grão possa ser produzido em maior escala no município, para que o valor repassado ao consumidor possa diminuir. Atualmente, o grão já ultrapassou o valor de R$ 10 o quilo.

De acordo com o secretário municipal de agronegócios Moisés Soares, o aumento no valor do produto se deu, após a alta na procura pelo milho. Os grandes produtores passaram a cultivar o grão, deixando o feijão de lado, acarretando na falta do produto no mercado.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

“O preço de mercado no município é muito pequeno para promover a regulação do mercado em geral, mas acreditamos que o numero de sementes será suficiente par atender a demanda do município,” afirmou o secretário.

As sementes foram trazidas para Divinópolis a pedido do vereador Eduaro Print Júnior (SDD) e de acordo com o parlamentar, os produtores serão incentivados com a entrega das sementes e a expectativa é de que o retorno tanto para o município, quanto para o produtor seja ainda maior.

“Ao que tudo indica, essas sementes podem chegar a 50 toneladas de feijão que poderão ser multiplicados e utilizados nas merendas escolares, além de serem consumidas aqui mesmo no município. Essa é uma forma de incentivo para que futuramente ele possa trazer de volta essas sementes em forma de grãos,”destacou o vereador.

As sementes serão entregues em uma solenidade na manhã desta quarta-feira (15) a todos os produtores e agricultores familiares cadastrados. O evento será realizado às 10h na sede da APRAFAD.