Ana Amélia Vieira
Você se lembra quando era criança? Quando ainda existiam rios densos que abastecia tanto as cidades quanto as fazendas? E hoje? Você fica triste quando passa por esses mesmos rios e só o que vê é uma terra seca? Pois bem, atualmente, quando viajamos pelas estradas de Minas, a única coisa que vemos são rios secos, vegetação e animais mortos.
A água do mundo está comprometida, por causa das alterações indevidas realizadas pelo homem no meio ambiente. A água é essencial para a manutenção da vida tanto animal quanto vegetal do planeta. O ser humano é o maior consumidor de água. Esse consumo, muitas vezes é exagerado e até desnecessário.
A cidade onde vivo, Itapecerica, está passando por um período de seca. A Copasa nos informa que é apenas um racionamento, mas eles estão agindo como hipócritas, porque a água do rio Gama (o rio que abastece a cidade) acabou. O rio secou. Não há mais a existência de água e em vez de desmentir e explicar a verdadeira situação, os funcionários da empresa ainda iludem o pessoal, que já estão “por conta” com a situação.
Quando andamos pelas ruas da cidade, tudo o que vemos são pessoas carregando água em galões e bombonas. As minas da cidade estão dando filas imensas e muitas vezes há até brigas. Caminhões pipas particulares vendem água. Temos que reconhecer. Estamos em um estado de calamidade.
Não digo que os culpados são somente a empresa e os funcionários da Copasa, mas sim todos nós, por não termos os cuidados necessários com o meio ambiente. Os principais fatores responsáveis por essa calamidade são os desmatamentos, a poluição e a retirada da mata ciliar dos rios. Ainda para fechar esse ciclo de poluição e desrespeito com a natureza, temos nas médias e grandes cidades a poluição do ar e as ilhas de calor.
Todos estes fatores comprometem o ciclo natural da água, que deixa de ser renovável. Temos que repensar a forma como estamos agindo com o meio ambiente, agindo de forma sustentável e racional e não apenas com a finalidade de lucro e de forma individualizada, mas coletivamente buscando o bem do planeta e das pessoas que nele vive.
Para preservar e economizar medidas simples devem ser tomadas, como: reutilizar água da máquina de lavar para limpar carros e calçadas, escovar os dentes utilizando apenas um copo com água, se possível tomar banho em cima de uma bacia para poder reaproveitá-la e fechar o chuveiro enquanto se ensaboa, além de várias outras medidas, tenho certeza, que se você praticar vai fazer sua parte e começar a mudar o mundo, pelo menos o seu mundo. Preserve o meio ambiente. Conscientize outras pessoas. Pode acreditar, você vai receber muito em troca. Espero ter conscientizado você!