Depois de uma pausa, Dr. Delano retorna à Câmara de Divinópolis com a luta pela saúde pública
Dr. Delano (PL) foi eleito vereador de Divinópolis, no domingo (6/10), com 1.961 votos. Ele retorna o mandato depois de uma pausa ao não conseguir se reeleger nas eleições de 2020 por apenas 5 votos. O médico traz a cadeira da Câmara a luta pela saúde. Com experiência de 25 anos como médico na saúde pública, somando os mandatos como vereador, ele revelou, ao PORTAL GERAIS, interesse em assumir uma das pastas mais desafiadoras, a Secretaria Municipal de Saúde.
O PORTAL GERAIS iniciou, na segunda-feira (7/10), uma série de entrevistas com os vereadores eleitos e reeleitos. E conversou com Dr. Delano sobre sua vitória.
Questionado sobre o aumento da margem de votos da última eleição para esta, Dr. Delano declara que foi muito importante ter perdido a eleição de 2020, principalmente com uma margem tão pequena, pois assim refletiu o que aconteceu no mandato.
“Para mim foi muito importante ter perdido essa eleição principalmente com uma margem tão pequena. Quando a gente perde, a gente reflete o que que aconteceu no mandato, o que que aconteceu no mandato, faltou alguma coisa? E agora o que aconteceu que subiu 303 votos? De 1600 para 1900, foram mais de 300 votos.” declarou o médico
A área da saúde
Ele retorna à câmara focado na saúde, embora reconheça se tratar de um tema polêmico.
“É muito perigoso porque se der tudo certo você fez um bom mandato, mas saúde nunca consegue dar tudo certo. Por que? Porque o buraco é muito fundo, é muita coisa pra ser resolvida.”, afirmou Dr. Delano
Além disso, o futuro vereador destaca que deseja ampliar o acesso a informação, que um dos grandes problemas da saúde em Divinópolis é a falta dela. Conforme ele, o cidadão não sabe distinguir quando ir a UPA, ao Posto de Saúde, ao PSF, por exemplo.
“O projeto social saúde em casa, o projeto social saúde na empresa, o projeto social saúde do idoso, o saúde na TV. Então é um monte de projeto que há anos vem faltando em Divinopolis, que são informações rápidas e bem grosseiras, de forma que a pessoa, qualquer que seja ela, entenda a medicina.” completou Dr. Delano.
Para ele, informações simples podem ajudar, de imediato, a aliviar os gargalos da saúde.
“Primeiro, informar a população quando que tem que ir na upa, quando que tem que ir no posto de saúde, quando que tem que ir no PSF, quando que eu tenho que ir em cada lugar desse. É fundamental informar que UPA, é unidade pronto atendimento, é pronto socorro. Na UPA não é para medir a pressão, é para chegar uma pressão altíssima para ser tratada com remedio venoso, quem controla a pressão é o PSF e posto saúde.”
- Domingos Sávio destina R$ 500 mil para seis entidades de Divinópolis
- Prefeito de Perdigão aumenta salários de autoridades municipais em seu segundo mandato
- Obra da Copasa na Avenida Paraná causa transtornos no trânsito e no comércio
- Via Nascentes abre vaga para Auxiliar em Eletrônica em Divinópolis
- STJ mantém medidas cautelares contra biomédica Lorena Marcondes
Dr. Delano defende diálogo
Eleito pelo PL, partido aliado do atual governo, ele diz não querer perder tempo como “brigas e discussões aleatórias que não vão levar a canalização de nenhum recurso”.
“Temos senadores, deputados federais, estaduais, nós temos que aproveitar esse povo. Então, ao invés de brigas e debates, canalizar projetos para que eles, lá onde estão, vocalize a nossa Divinópolis.” afirmou o médico.
Secretaria de Saúde
Dr. Delano declara que está disponível para assumir a Secretaria de Saúde. Ao mesmo tempo, antecipou que até o momento não houve convite por parte do prefeito Gleidson Azevedo (Novo) e da vice Janete Aparecida (Avante).
“A reestruturação da Secretaria de Saúde não é por falta de competência da gestão atual, mas sim com visão financeira e política. Eu estou disponível, como sempre tive nos 2 últimos mandatos, mas é bom deixar claro que não houve nem rumores, eu nem cogitei a possibilidade de ser, mas não posso deixar de falar que vou aceitar, porque não tem como.”