Carta convida o pontífice para visitar o Brasil durante a COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA)
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, entregou neste domingo (18) um convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Papa Leão XIV, convidando o líder da Igreja Católica para visitar o Brasil, especialmente durante a realização da COP30, marcada para novembro em Belém, no Pará.
A entrega ocorreu após Alckmin participar da missa que celebrou o início do pontificado do novo Papa. Segundo a assessoria da Vice-Presidência, o vice representou o governo brasileiro na cerimônia religiosa e aproveitou a ocasião para formalizar o convite presidencial.
- Idoso é encontrado morto e mutilado em sítio de Iguatama
- Condutor foge após causar acidente na MG-050 e deixa namorada ferida
- Multinacional investe nas plantas de Minas
- PESQUISA QUAEST–FAEMG: 80% DOS MINEIROS TÊM IMAGEM POSITIVA DO AGRO
- Balaios Moto Clube celebra 26 anos com encontro nacional de motociclistas em Divinópolis
Convite ao papa para a COP30
A COP30 — 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima — reunirá chefes de Estado, cientistas, ONGs. Além disso, representantes da sociedade civil de todo o mundo. O objetivo é fortalecer o diálogo e as ações globais para combater os efeitos das mudanças climáticas, que afetam com mais intensidade países em desenvolvimento.
Além disso, a realização da COP30 em solo brasileiro simboliza o compromisso do Brasil com a agenda ambiental. Assim, destaca o protagonismo da região amazônica nas discussões climáticas. A expectativa é que o evento atraia a atenção global para Belém, incentivando parcerias internacionais e novos investimentos voltados à preservação ambiental.
Embora ainda não haja confirmação oficial por parte do Vaticano, a presença do Papa em uma conferência climática seria um gesto político e simbólico de grande impacto, especialmente para os países da América Latina.
A agenda diplomática do governo Lula prevê uma ampla articulação com lideranças globais nos próximos meses, visando consolidar compromissos concretos até a realização da COP30. A carta entregue ao pontífice se insere nesse esforço estratégico.
Com informações da Agência Brasil