Projeto PROAME
Projeto PROAME (Foto: Divulgação)

A ação tem resultado em melhoria significativa na taxa de aleitamento materno, reduzindo os riscos associados à mortalidade neonatal

Um projeto de incentivo ao aleitamento materno desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde Carmo do Cajuru recebeu premiação em Belo Horizonte. O PROAME – nome dado ao projeto – consiste na promoção do aleitamento materno exclusivo como uma estratégia fundamental para a prevenção da mortalidade neonatal.

Devido a sua excelência nas ações em Minas Gerais, o projeto está entre os vencedores do prêmio Mellyssa.

Ao todo, a iniciativa registrou 70 projetos inscritos, sendo 10 premiados, dentre eles o de Carmo do Cajuru. A premiação é uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

O Prêmio Mellyssa visa destacar iniciativas que promovem a saúde materno-infantil e a importância do pré-natal adequado. A pequena Mellyssa – que dá nome à premiação – morreu devido a uma infecção congênita que poderia ter sido detectada e tratada durante a gestação.

Ao vislumbrar a possibilidade de replicar os projetos em diversas regiões do Brasil, o promotor de justiça Luciano Moreira ressalta que as dez práticas premiadas, integrarão um e-book, publicado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)”.

A instituição está presente nos mais de 5,5 mil municípios do país.

“Então, teremos uma capilaridade muito interessante dos projetos”, afirmou.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP

O projeto de incentivo ao aleitamento materno

O projeto desenvolvido em Carmo do Cajuru tem como público alvo, exclusivamente, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nasceu após vermos a necessidade de ter um atendimento qualificado voltado para a amamentação. Isso porque a amamentação é algo tão importante e ao mesmo tempo é algo que as mulheres acham que já devem saber”, destacou a enfermeira líder do projeto Laeny Catarina.

O projeto oferece, então, consultoria de amamentação, antes disponível na rede privada. Porém, nem todos possuem condições de ter acesso. Criando em novembro de 2022, já passou por mudanças. Entretanto, apesar das modificações desde o início ele tem sido bem sucedido