Inmet emite alerta vermelho de “grande perigo” de acumulado de chuva para Divinópolis e cidades do Centro-Oeste de Minas
O nível do Rio Itapecerica, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, está 42 cm acima do leito normal, conforme medição realizada nesta quinta-feira (22/1) pela Defesa Civil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta vermelho de “grande perigo” de acumulado de chuva. Divinópolis e cidades do Centro-Oeste de Minas estão na relação. O aviso começou nesta quinta-feira (22/1) e segue até sábado (24/1). Conforme o Inmet, os municípios podem registrar chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.
“Há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, alerta.
O alerta se estende a várias cidades mineiras, dentre elas, as localizadas no Centro-Oeste de Minas. Por exemplo: Itapecerica, Lagoa da Prata, Nova Serrana, Itaúna, Carmo do Cajuru, Bom Despacho, Moema, dentre outras.
Chuva intensa em Divinópolis e alerta vermelho
De acordo com boletim meteorológico oficial do Instituto Mineiro de Gestão das Águas e do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o tempo muito instável, com previsão de grandes volumes de chuva entre esta quinta-feira (22/1) e o fim de semana.
A ZCAS é um sistema climático que provoca a formação de nuvens carregadas por vários dias seguidos, fazendo com que a chuva se torne persistente e volumosa. É exatamente esse fenômeno que está atuando sobre Minas Gerais neste momento, atingindo com força a região onde está localizada Divinópolis.
Os mapas e os avisos meteorológicos indicam que a região onde o município está inserido pode registrar acumulados entre 150 e 200 milímetros de chuva em poucos dias, um volume considerado muito elevado e suficiente para provocar elevação rápida do nível de córregos e rios.
- Carnaval nas Cidades Históricas projeta Minas
- Homem baleado em Divinópolis sofre parada cardíaca a caminho do hospital
- Tecnologia ambiental da Sigma Lithium agrega valor industrial ao subproduto de lítio e consolida sucesso comercial com venda de 150 mil toneladas
- Do humor a racismo: Por que a postagem do prefeito de Divinópolis legitima o preconceito, conforme especialista
- Idoso morre após intoxicação exógena em Campo Belo
Raios, rajadas de vento e granizo
Além da grande quantidade de chuva, há previsão de pancadas fortes acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo em pontos isolados, caracterizando a ocorrência de tempestades não severas, que podem acontecer a qualquer hora do dia, principalmente no período da tarde e da noite.
A previsão para os próximos dias indica que o cenário não muda. Entre sexta (23/1) e sábado (24/1), a manutenção da Zona de Convergência do Atlântico Sul continuará favorecendo a ocorrência de chuvas, com volumes estimados entre 80 e 100 milímetros para a região de Divinópolis, o que mantém o risco de transtornos elevado.
Defesa Civil monitora rio Itapecerica
Como parte do trabalho de monitoramento hidrológico, a Defesa Civil realizou, às 11h30 desta quinta-feira (22/1), observação direta no rio Itapecerica. Ele apresentou nível 42 centímetros acima do leito normal. Conforme a Defesa Civil, isso reforça o estado de atenção e a necessidade de acompanhamento contínuo da situação ao longo do período chuvoso.
Diante desse quadro, a Prefeitura de Divinópolis reforça a importância de que a população fique atenta, especialmente em áreas que costumam registrar alagamentos. Ou seja, próximas a córregos, rios, encostas e regiões de fundo de vale.
Equipes municipais seguem em monitoramento permanente e preparadas para atuar em situações de emergência. Em caso de risco, a orientação é que os moradores busquem locais seguros e acionem a Defesa Civil.
- WhatsApp (37) 98825-2279
- Corpo de Bombeiros pelo 193.



