Alexandra Galvão é cotada a vice na chapa de Tolentino

DEM descarta apoio ao ex-deputado federal e lança pré-candidatura à prefeitura após desistência de Jaiminho

A desistência do ex-deputado federal Jaime Martins (DEM) de disputar a prefeitura de Divinópolis mexeu com o cenário local. Ainda marcado por indefinições, mais um nome surgiu na disputa, o do ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Divinópolis (Acid), Léo Gabriel. Do mesmo partido de Jaiminho, ele disse que a legenda descartou aliança com o Cidadania de Fabiano Tolentino.

Ao se retirar da disputa, Jaiminho declarou apoio a pré-candidatura de Tolentino. Entretanto, o DEM não deve seguir os passos do ex-deputado. A legenda quer integrar uma chapa majoritária. Embora, ainda não haja uma definição declarada de um possível vice para compor com o Cidadania, as articulações estariam avançadas com a atual presidente da Acid, a empresária Alexandra Galvão (PSB).

A também ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), confirmou que foi convidada para uma reunião nesta quarta-feira (10) com Tolentino e que ainda irá se aprofundar no teor. Alexandra não antecipou se teria interesse em ser vice.

Em outra ocasião, o PSB tinha anunciado apoio à pré-candidata a prefeita Laíz Soares (Solidariedade). Ela chegou a ser convidada a compor chapa, porém recusou.  A convenção do PSB será no dia 14 de setembro.

O presidente do PSB, André Ferreira disse que o partido ainda não definiu um nome para composição majoritária e sendo assim segue apoiando a Laíz.

“Entretanto, já fui comunicado pela direção estadual que se o PSB tiver uma candidatura majoritária eu não terei a independência partidária que tenho atualmente. Inclusive, a nossa convenção do dia 14 será acompanhada pelo advogado do PSB a nível estadual”, informou.

Movimentação do DEM

Léo Gabriel disse que a pré-candidatura dele, nesta reta final das convenções, tem o aval do diretório estadual do DEM. Afirmou que a decisão de retirar a candidatura foi unilateral por parte de Jaime e até o momento ela não foi comunicada à legenda. Há expectativa de uma reunião com o ex-deputado ainda para hoje (10).

“Fizemos com autorização do diretório estadual. O Jaime é só filiado, não é da Executiva. A Executiva estadual deu autonomia para a municipal tocar e decidir. Vamos para a convenção sábado (12) e homologar”, afirmou.

Segundo o empresário, o DEM estava disposto a apoiar o nome de Jaiminho, mas mantém firme a posição de participar da chapa majoritária. Disse também que o ex-deputado poderá apoiar Tolentino, porém individualmente.

Sobre composição com outros partidos, Léo Gabriel antecipou que há reuniões agendadas para esta sexta-feira (11) e que o final de semana deverá ser decisivo.

Tentamos contato com Jaiminho, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta matéria.

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano é editora-chefe do Portal Centro-Oeste. Jornalista por formação e paixão. Curiosa, observadora e questionadora.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.