Skip to main content

Alimentos e remédios são distribuídos para famílias ilhadas em Conceição do Pará

Moradores das áreas alagáveis foram retiradas pelo Corpo de Bombeiros com helicóptero
Por 11/01/2022janeiro 14th, 2022Gerais, Outras Notícias

O Corpo de Bombeiros fez a distribuição de alimentos, água potável e remédios para famílias que estão ilhadas em comunidades rurais de Conceição do Pará, nesta terça-feira (11/1). As pessoas que receberam estão em áreas mais seguras.

Já aqueles que estavam em área alagável foram retirados com a ajuda de helicóptero. Pelo menos 16 pessoas do povoado de São João de Cima foram resgatadas hoje devido ao transbordamento do Rio São João.

“Estão sendo trazidas para a cidade, onde vão para casa de familiares e há um abrigo instalado em uma creche municipal”, informou o tenente Aguiar do Corpo de Bombeiros.

As comunidades ficam na área abaixo da barragem da Usina do Carioca, em Pará de Minas, com risco de rompimento. Embora, a situação seja estável no momento, ela ainda é de alerta devido ao volume de chuva registrado entre ontem e hoje em Itaúna, 68 mm.

O número de famílias retiradas de suas casas devido ao risco de rompimento da barragem chega a 130, sendo 30 delas do Carioca e 100 de Conceição do Pará e Onça do Pitangui. Todas as que consta no plano de mancha da empresa Santanense, responsável pela barragem, foram retiradas.

Conceição do Pará também é cortada pelo Rio Pará. Com a abertura das comportadas da barragem de Carmo do Cajuru o situação de alerta foi intensificada. Em um trecho os dois rios se encontram.