A Secretaria Municipal de Agronegócio (Semag) cadastrou 103 produtores rurais da agricultura familiar e 34 entidades assistenciais do município no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2015. O cadastro realizado no mês de novembro visa à aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para doação a pessoas e familiares em situação de vulnerabilidade social, por meio de entidades assistenciais credenciadas pelo município.
De acordo com o secretário municipal de Agronegócio, Paulo Marius, as atividades terão início em janeiro e beneficiarão milhares de pessoas.
“A fase do cadastramento foi muito positiva, atendeu ao número planejado com relação ao número de entidades assistenciais e produtores rurais da agricultura familiar. Houve um acréscimo de novos produtores e a nossa perspectiva é a melhor possível, com previsão de início do programa no dia 07 de janeiro de 2015”, declarou o secretário.
O PAA é executado desde 2007 pela Prefeitura de Divinópolis e desde então garante às famílias em situação de insegurança alimentar, o acesso aos diversos gêneros alimentícios, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, adquiridos junto à agricultura familiar local.
O limite individual de venda do agricultor familiar deverá respeitar o valor máximo de até R$ 6,5 mil, que corresponde a 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. Os alimentos adquiridos por compra direta beneficiam aproximadamente 5 mil pessoas, como usuários de abrigos, comunidades terapêuticas, asilos, creches, entidades de tratamento do câncer, entre outras instituições.