A competição tem a missão de fomentar entre os jovens o interesse pela astronomia, astronáutica e ciências afins

Acompanhando todos protocolos sanitários, nove alunos da Escola Municipal São Geraldo, em Divinópolis, receberam medalhas das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O evento foi realizado, nesta segunda-feira (21/6), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e contou com a participação da vice-prefeita, Janete Aparecida; a secretaria de Educação, Andreia Carla Dimas e a diretora da Escola, Marlandes de Fátima Evaristo.

A premiação seguiu um rigoroso controle dos protocolos. A Vigilância em Saúde liberou a entrega e apenas alunos e um acompanhante participaram. A solenidade faz parte da agenda de atividades comemorativas do aniversário dos 109 anos de Divinópolis.

Os pais entregaram as medalhas aos alunos premiados.

“Vocês conquistaram um enorme prêmio para escola e para a cidade. O esforço de cada um e o empenho dos nossos professores foi determinante para o resultado alcançado”, destacou Janete Aparecida.

A secretaria de Educação ressaltou a importância da premiação para o município.

“Parabéns crianças, vocês estão representando a educação da nossa cidade. Nossa educação está comemorando com vocês essa conquista. É uma enorme responsabilidade fazer educação e esse prêmio demonstra o compromisso de todos com uma educação de qualidade”, disse Andreia.

A diretora, Marlandes de Fátima Evaristo, afirmou que a unidade educacional comemora essa conquista.

“É um momento de muita alegria. 2020 não foi um momento fácil e esse ano também não está, mas estamos caminhando para vencer. Há mais de 15 anos participamos das olimpíadas e todos da escola tiveram participação fundamental nesta conquista”, ressaltou.

A competição tem a missão de fomentar entre os jovens o interesse pela astronomia, astronáutica e ciências afins, e promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

A OBA é promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos do ensino fundamental e médio, de todo o território nacional.

Foram conquistadas pela escola municipal três medalhas de ouro. Alice Rabelo Betoni, Lumina Wan Der Maas Soares e Marcelo Vieira Cesar Campos do 2º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, respectivamente, ganharam a premiação máxima.

Faturaram as medalhas de prata Maria Fernanda Silva Freitas (1º ano), Isabele Ribeiro (4º ano) Araújo, Gabriela Ribeiro Araújo e Alana Cristina da Silva Porto (5º ano). Laura Ferreira Barbosa do 2º ano e Adrian Filipe Silva Freitas do 3º ano conquistaram a premiação de bronze.