Nesta terça (04) os alunos protestaram na Avenida Paraná (Foto: Portal em Redes/Uemg)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) informou nesta sexta-feira (14) que será autorizada a recondução automática do corpo docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) para o ano letivo de 2017. A autorização foi baseada em nota jurídica emitida pela Advocacia Geral do Estado (AGE).

De acordo com a Sedectes, haverá designação direta, por meio de publicação de uma Resolução Conjunta, dos professores abrangidos pela Lei 20.807, de 23/07/2013. Os professores que atuavam nas fundações antes do processo de estadualização, serão automaticamente reconduzidos ao cargo.

A notícia foi confirmada aos estudantes da unidade de Divinópolis, Marlon Ferreira, Emanuel Cândido e Cochise César, que participaram de reunião com o subsecretário da pasta, Mário Portes na tarde desta sexta-feira (14). A resolução será publicada assim que o secretário da Sedectes, Miguel Corrêa assinar o documento.

Ocupação

Os alunos da unidade de Divinópolis estão com assembleia marcada para esta segunda-feira (17). Eles irão definir se manterão ou não a suspensão da ocupação, iniciada no dia 10 de outubro. Há quase duas semanas a instituição está sem aula. Professores e técnicos também apoiaram o movimento que ganhou às ruas da cidade.

Além da autorização da recondução dos professores, será levado ao movimento estudantil outras pautas discutidas na reunião, como isenção de taxas de documentação (declarações, histórico) e também a elaboração do projeto de lei regulamentando a política de assistência estudantil do Estado.

“São pautas que fazia parte da nossa primeira manifestação e que não foram cumpridas. Eles disseram que irão efetivar a isenção e também encaminhar até novembro o projeto para a Assembleia Legislativa”, disse Marlon Ferreira.

No dia 07 de novembro há uma reunião marcada com o grupo de trabalho formado para discutir o concurso público da Uemg. O cronograma deverá ser definido ainda este ano. A previsão é de o edital ser divulgado no primeiro semestre do próximo ano.