Eles criaram um sistema que contribui para a economia de água na agricultura

Dafne Siqueira

Oito alunos do projeto Irrigação Autônoma e Eficaz (IAE) da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, em Divinópolis, criaram um sistema que contribui para a economia de água na agricultura. A iniciativa iniciou em 2016. Por meio de pesquisas, os estudantes descobriram que o setor econômico onde mais havia desperdício de água era na agricultura.

Para isso, resolveram criar um sistema para irrigação moderada com gotejamento. Os alunos, do 3º ano do ensino médio, foram convidados para apresentarem o projeto em novembro desse ano, na feira Cientec no Peru. Mas, para isso, estão em busca de arrecadação para ajudar no custeio da viagem. Uma vaquinha online foi lançada (clique aqui).

O estudante e um dos desenvolvedores, Davi Ventura conta que “o grande salto do projeto foi ano passado, quando um professor sugeriu algumas mudanças que melhoraram ainda mais.” Depois da nova programação, o sistema consegue medir a umidade do solo através de um sensor de umidade que fica na terra e manda informação sobre a situação do solo, se está seco ou úmido. Uma válvula libera água quando o solo se encontra seco e se trava quando o solo já está preparado. Mas o diferencial veio mesmo esse ano, pois agora o sistema funciona através de energia renovável.

Anualmente a escola buscava ajuda com credenciais para que os alunos tivessem a chance de mostrarem o projeto em outros países. Esse ano foi disponibilizado essa viagem para o Peru e agora os estudantes estão lutando contra o tempo para conseguir toda a arrecadação necessária, R$50 mil.

Os alunos também já foram convidados para ano que vem mostrarem o projeto no Paraguai e estão analisando a possibilidade dele ser aprovado para ser levado a Portugal. Além disso, eles também já apresentaram em feiras de algumas universidades em Minas Gerais, UEMG Unidade Divinópolis, UFMG e UFV.

Para os estudantes, um dos principais objetivos do projeto é aliar a tecnologia ao meio agrário, auxiliar o agricultor na economia e na qualidade final do produto, além disso destacam que esse sistema de irrigação pode economizar cerca de 70% de água.

O projeto é formado por Alessandra Soares, Maria Eduarda Gontijo, Gisele Franco, Davi Perdigão
Laís Marques, Bruna Pardini, Fernanda Nonaka, Ana Clara Veloso.

A página do instagram do projeto é: https://www.instagram.com/iae_projeto/?igshid=qo06ziymekum para mais informações.