O encontro será na Escola Joaquim Nabuco (Foto: Jornal Agora)

Em reação à medida provisória (MP) que reforma o ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição 241, que impõe um limite aos gastos públicos pelos próximos 20 anos, estudantes realizam ocupações em escolas pelo país. Em Divinópolis, alunos a Escola Estadual Joaquim Nabuco aderiram à manifestação segundo a União Estudantil de Divinópolis (UED). 

“Os alunos estão sem aula, mas um cronograma de atividades será definido”, disse o presidente da UED, André Luis.

Os estudantes afiram que é precisar melhorar o ensino médio, mas dizem que alunos, professores e funcionários de escolas e institutos federais precisam ser ouvidos antes dessas mudanças serem implementadas. Quanto à PEC 241, dizem que vai reduzir os investimentos na educação.

 

Enem

No último dia 19, o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ser cancelada nas escolas ocupadas, caso elas não estejam liberadas até o dia 31 de outubro.

Mudanças no Ensino Médio

Com a Medida Provisória do Ensino Médio, a intenção é que o ensino médio tenha, ao longo de três anos, metade da carga horária de conteúdo obrigatório, definido pela Base Nacional Comum Curricular, ainda em discussão. O restante do tempo deve ser flexibilizado a partir dos interesses do próprio aluno e das especificidades de cada rede de ensino no Brasil. Os alunos poderão escolher seguir algumas das seguintes trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.