Desde a quinta-feira (14) da semana passada 13 ambulantes foram autuados e tiveram as mercadorias recolhidas pela fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Divinópolis. Todos estavam em inconformidades com o Código de Posturas do Meio Ambiente. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22), pela Prefeitura.

Em uma semana foram seis operações. Nesta sexta (22) os fiscais iniciaram a sétima. Eles estão percorrendo as principais vias da cidade para combater o comércio ilegal. Na lista estão desde vendedores de meias a aqueles que comercializam frutas e verduras pelos passeios bloqueando e dificultando as passagens de pedestres.

Todos os produtos perecíveis recolhidos foram doados para as entidades cadastradas na Secretaria de Meio Ambiente. Antes, elas ficaram 24 horas à disposição dos proprietários para que fossem retiradas mediante apresentação de documentos legais. Já os demais materiais, como meias, controles remotos, dentre outros, ficarão por 60 dias armazenados no setor da secretaria.

Os proprietários também podem retirados mediante a apresentação da documentação necessária e após o pagamento da multa de R$ 649.

Redes sociais

Uma das abordagens dos fiscais foi registrada por um internauta. O vídeo está circulando nas redes sociais. A filmagem mostra a atuação e apreensão das frutas do feirante Elton Deon Pacheco, conhecido como Pacheco. Esta é a segunda vez que a barraca dele é alvo de fiscalização.

Pacheco tem autorização para comercializar os produtos no quadrante das ruas Rio de Janeiro e Sete de Setembro, entre 08h e 12h. Apesar de ter sido alertado várias vezes da irregularidade, após este horário ele montava a tenda na Avenida Divino Espírito Santo, mesmo sem o alvará.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o feirante esteve no órgão nesta quinta-feira (21) e reconheceu o erro. Ele não retirou as frutas apreendidas.

CDL

Na próxima quinta-feira (28) a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) irá realizar uma reunião para debater ações de combate ao comércio ilegal na cidade.