América-MG realiza competição de futebol feminino em Pará de Minas

Primeira edição da Copa América Feminina contará com as franquias de Divinópolis, Dores do Indaiá, Formiga, Pará de Minas e Pompéu; As 16 melhores atletas enfrentarão a equipe profissional do Coelho

A região Centro-Oeste de Minas será representada pelas unidades de futebol feminino do América Mineiro, na Copa América Feminina, evento este, que ocorrerá entre os dias 22 e 25 de agosto, em Pará de Minas.

Realizada pela primeira vez dentre as mulheres, a competição terá, ao todo, 12 franquias do Coelho, entre elas as das cidades de Divinópolis, Dores do Indaiá, Formiga, Pará de Minas e Pompéu. As equipes se enfrentarão entre si e em todas as partidas, as atletas serão observadas por Kethleen Azevedo, treinadora do time profissional do América.

Divinópolis

Franquia de Divinópolis contará com 16 atletas na Copa América Feminina – Foto: Marcelo Lopes/Portal Gerais

Em Divinópolis, Caju, treinador da unidade, explicou que a franquia americana está presente na cidade há cerca de três anos. Para a Copa América, 16 atletas, acima de 16 anos, irão representar a equipe divinopolitana, disputando dois jogos na sexta (23) e outros dois, no sábado (24). Apesar de participar de competições, o intuito presente dentro das quatro linhas é o de formar novas atletas.

“Às vezes tentamos uma competição, porque as alunas precisam jogar para ganhar aquela condição, ritmo de jogo, para estar fazendo os testes. Então, não visamos títulos. Acontece de sermos campeões, vice, mas entramos para uma preparação, para adequar as categorias e podermos estar favorecendo a oportunidade de fazer um teste, uma avaliação no América, onde temos hoje três atletas nos três clubes da capital”, disse o treinador.

Seguindo nesta rotatividade e com o crescimento no futebol feminino em todo o mundo, mais adeptas surgem na escolinha, que atualmente, conta com 35 alunas.

“Hoje, temos uma equipe, amanhã, chega mais duas, três atletas, outras podem sair e aí precisamos mudar, nos adequar (…) Estamos crescendo bastante e graças a Deus estão aparecendo muitos valores”, salientou Caju.

Oportunidade

Nesta Copa América Feminina, há algo além da disputa de um título, sendo a oportunidade para brilhar no cenário do futebol. Kethleen Azevedo irá selecionar 16 atletas, entre os times franquiados para uma partida amistosa contra a equipe profissional do América, que no cenário feminino, já conquistou três vezes o Campeonato Mineiro (2016, 2017 e 2018) e a Copa BH (2016).

Dentro de campo, o sentimento é de felicidade e altas expectativas para essa experiência.

“É uma oportunidade que esperamos a muito tempo. Para mim, será incrível, porque eu jogo bola desde criança então eu sempre sonhei com essa chance”, disse a atacante Isabella.

Júlia, meio campo na escolinha americana, compartilha da mesma sensação.

“Será uma oportunidade incrível para todo o time, uma experiência única para todas e espero que dê tudo certo para todas nós”, finalizou a atleta.

O time profissional fará uma intertemporada em Pará de Minas nesta semana, com o foco para a disputa do estadual, que começará em setembro e também enfrentará o campeão da competição americana.

Marcelo Lopes

Marcelo Lopes

É repórter do Portal Gerais. Graduado em jornalismo e apaixonado por esportes e histórias.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.