Ela era conhecida como 18ª vereadora pela presença constante nas reuniões (Foto: Divulgação)

A líder comunitária foi velada na Câmara Municipal; Sepultamento será no bairro Interlagos às 17h

Amigos, familiares e autoridades deram, na tarde desta segunda-feira (24), o último adeus à líder comunitária do bairro Del Rei, Iraci Adão, que faleceu, em Divinópolis nesta madrugada. O corpo foi velado na Câmara Municipal, durante esta tarde.

O corpo chegou no salão do Legislativo por volta de 13h20. Durante o velório, eram vistas pessoas que reconhecem o trabalho de Iraci, que era apelidada pelos parlamentares como a “décima oitava vereadora”. Dentre as autoridades presentes, esteve o prefeito Galileu Machado (MDB), que também exaltou o trabalho da líder comunitária.

“Iraci era uma pessoa que gostava muito de política. Foi, por muitas vezes, presidente de associação do Del Rei e tive a oportunidade de atendê-la (…) Foi uma grande perda para Divinópolis, pois todos sabem que ela sempre buscava o bem, procurando o Legislativo e o Executivo, para que as melhorias fossem levadas não somente para o bairro dela, mas também para toda a cidade”, disse o prefeito ao PORTAL.

A representatividade de Iraci também foi lembrada com carinho por servidores da Câmara Municipal. De acordo com Lilian Figueiredo, as reuniões na casa nunca mais serão as mesmas, sendo uma grande perda para Divinópolis.

“Em todas as reuniões, ela chegava sempre antes da Câmara abrir e sempre nos abraçava, nos chamava de filho, então temos um carinho muito especial por ela, pois marcou muito nossas vidas (…) Era uma pessoa que, independente do que estava acontecendo, estava aqui conosco. Quando os vereadores se pronunciavam, ela levantava, brigava, mas era o papel de lutar pelos direitos e ao mesmo tempo no qual estava discutindo, ela também abraçava os parlamentares”, relatou.

Os vereadores também se manifestaram sobre o exemplo de Iraci. Josafá (PPS) disse que ela possuía um carinho imenso por todos os edis e que também era uma mulher atuante ao levar as demandas da região onde morava.

“Ela não admitia que falassem mal dos edis, independentemente do nome, ela acreditava no trabalho de cada um de nós (…) Com a simplicidade, talvez errava um pouco nas palavras, mas não deixava de se preocupar com a cidade e acreditava que na Câmara poderiam ser feitas leis que favorecessem as pessoas mais humildes. Temos nela um exemplo a ser seguido por todos os cidadãos”, relatou o vereador.

Ela era conhecida como 18ª vereadora pela presença constante nas reuniões (Foto: Divulgação)

Ademir Silva (PSD) exaltou a presença da líder comunitária.

“A Iraci deixa um legado muito grande de participatividade, como cidadã que acompanhava os trabalhos do Legislativo há muitos anos. Era uma mulher presente, que tinha uma receptividade muito grande com todos os vereadores e muitos frequentavam a casa dela e a ouviam para saber das demandas do bairro, então é com grande tristeza que perdemos esta companheira de trabalho e visitante assídua da Câmara Municipal”, concluiu.

Iraci Adão será velada até as 17h, horário no qual o corpo da mesma será encaminhado para o sepultamento, no cemitério do bairro Interlagos.

Homenagens

O presidente da Câmara, Adair Otaviano (MDB), decretou ponto facultativo a partir do início da tarde desta segunda, em virtude do falecimento de Iraci Adão. Os trabalhos serão retomados normalmente nesta terça-feira (25).

Na reunião de amanhã, Iraci estava inscrita para se pronunciar na Tribuna Livre do Legislativo. Durante os dez minutos cedidos para que os tribunos possam falar, será realizada uma homenagem, em memória à líder comunitária.

A Prefeitura de Divinópolis se pronunciou oficialmente, em uma nota de pesar. Confira o texto completo logo abaixo.

“Todo aquele ou aquela que um dia nasce, mais cedo ou mais tarde, também morre. Mas, quando a morte se apresenta para ceifar a vida de pessoas que desejamos eternas, a surpresa se torna inevitável, justamente porque nunca pensamos que isso seria possível. A morte, sinceramente, não nos é familiar.

Assim, com imenso pesar, lamentamos a morte da líder comunitária Iraci Adão, a guerreira do bairro Del-Rey, como ela própria se intitulava. Dedicou sua vida à busca de melhorias para o seu bairro e adjacências, para satisfação das necessidades básicas da comunidade.

Constantemente, cobrava das autoridades o atendimento às suas reivindicações e, para tanto, era assídua nas reuniões da Câmara e também nos meios de comunicação.

Afinal, Iraci Adão deixou seu nome gravado na história do município e sempre será lembrada como uma figura das mais populares da cidade. Já que partiu, rogamos a Deus que a receba e lhe dê o descanso eterno. Aos seus familiares, o consolo.”