Professores do Centro de Referência de Profissionais da Educação (CRPE) há três anos desenvolvem capacitação direcionada a professores da rede municipal de ensino.
De acordo com Vânia Noronha, Diretora Educacional, neste ano, a formação está sendo destinada, preferencialmente, aos professores de ensino religioso, porém, professores interessados de outras disciplinas também podem participar. Ela conta que, atualmente, cerca de 40 profissionais, em sua maioria da rede municipal, além de alguns professores voluntários da rede estadual, participam dos encontros.
A capacitação é dividida em três módulos, com duas horas semanais. No primeiro, os professores vivenciam a rotina do Amor Exigente e conhecem os 12 princípios que regem os encontros. No segundo módulo, participam de oficinas pedagógicas, por meio das quais recebem conteúdos para ações a serem trabalhadas em sala de aula. No terceiro e último módulo, os professores participam de palestras com temas afins princípios do Amor Exigente.
Na atual fase, os profissionais da rede escolar de ensino participam do 10º encontro do primeiro módulo. As reuniões ocorrem às quintas-feiras, de 19h a 21h, no auditório da Semed, à rua Minas Gerais, 1474, centro.
A implantação do programa nas escolas reflete a necessidade apontada por pesquisas que indicam o crescente número do uso de drogas por crianças e adolescentes. O Amor Exigente busca intervir para que os alunos não reproduzam comportamentos inadequados e de violência, que interferem na vida deles mesmos e ainda dificultam o trabalho de professores e funcionários da rede de ensino. Mediante essa realidade, a Federação de Amor Exigente (Feae) propõe o Programa de Qualidade de Vida com Amor Exigente (PQVAE), um trabalho de prevenção desenvolvido nas escolas.