Entidade aponta possível escolha de membros desrespeitando a autonomia das entidades

A Associação Nascentes do Bela Vista (ANBV) vai entregar as cadeiras que ocupa em conselhos municipais de saúde de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. A entidade ambiental alega “falta de respeito” e “descaso”. A deliberação ocorreu no dia 29 de janeiro, sendo oficializada nesta quarta-feira (31/1).

ANBV tem representantes no Conselho Municipal de Saúde e também no Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema).

“A motivação principal, foi a falta de respeito e descaso em que a instituição tem sido tratada ultimamente”, enfatiza no documento.

Desde a morte do ex-presidente Cristóvão, a diretoria da ANBV, vem solicitando ao Codema a nomeação de um novo membro, em substituição. Contudo, “não consegue auferir resultado com a publicação do membro substituto.”

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP.

Conforme o documento assinado pelo atual presidente Warlon Elias, a entidade enviou vários comunicados e inclusive cobrança em reunião oficial do Conselho.

“Isso transcende de forma desagradável que ocorre uma possível escolha de membros inclusive com um grande desrespeito a autonomia das entidades que compõem os conselhos”, argumentou.

ANBV vai atur de forma independente

Em repúdio ao que chamou de “desrespeito que vem ocorrendo em alguns conselhos”, a ANBV, então, se reuniu e deliberou por devolver as cadeiras.

“A ANBV irá atuar de forma independente na defesa do Controle Social da Saúde e Meio Ambiente, continuando sua fiscalização e acompanhamento realizado por seus Diretores e sua Assessoria Jurídica, conforme nossos conceitos de missão e visão. Além do mais, vale frisar que o cidadão ou ONG, não precisa estar em Conselho para fiscalizar e exercerem a cidadania”, alegou.