Eventos em Pará de Minas e Leandro Ferreira celebram o venerável cuja beatificação está em curso
Nesta segunda-feira, 30 de junho, será celebrado o aniversário de nascimento do Venerável Servo de Deus Padre Libério, que completaria 140 anos. Para marcar a data, uma programação especial foi organizada em Pará de Minas e Leandro Ferreira, cidades onde o sacerdote é amplamente venerado.
Ao longo do dia, romeiros de diversas cidades da região devem participar dos eventos religiosos, que incluem cavalgada, terço, missa e o tradicional encontro de cavaleiros. A programação começa por volta das 6h da manhã, com a saída dos cavaleiros de Bom Despacho em direção à Ponte da Amizade, onde ocorre o encontro com comitivas de outros municípios.
- Capotamento na BR-262 deixa mulher gravemente ferida em Pará de Minas
- Anime YO! Divinópolis tem data marcada com dubladora de Korra e Wanda
- Veja lista de carros sustentáveis com IPI Zero solicitados por montadoras
- Fuga arriscada termina em prisão por associação ao tráfico em Divinópolis
- Segunda escola de Divinópolis aprova adesão ao modelo cívico-militar
Posteriormente, às 9h30, será rezado o terço pela Beatificação do Servo de Deus no Cruzeiro, próximo à ponte. Em seguida, às 11h, haverá a tradicional troca de bandeiras entre os municípios de Leandro Ferreira e Bom Despacho. A cavalgada, então, segue em direção à Matriz de São Sebastião, em Leandro Ferreira, com chegada prevista para 12h30. Na ocasião, os cavaleiros devem desfilar pelas ruas da cidade antes da celebração da missa.
Mais tarde, às 19h30, será realizada uma Santa Missa na Praça Padre Libério (Velório Municipal) de Pará de Minas. Celebrada pelo Padre Adelmo, a cerimônia reunirá devotos e romeiros em oração pela beatificação do sacerdote.
Além disso, no próximo sábado, 6 de julho, acontece a tradicional Caminhada da Fé. A concentração está marcada para as 7h, em frente ao sítio da Sra. Odaísa, na rodovia Padre Libério. A saída será às 8h30, com chegada na Igreja Matriz de São Sebastião às 10h, onde será celebrada uma Missa Campal.
Desde 2012, tramita no Vaticano o processo de beatificação de Padre Libério. Em 2024, o religioso foi oficialmente reconhecido como “venerável”, uma etapa fundamental rumo à sua possível beatificação e, futuramente, canonização.