Kaboja será 1º secretário caso Janete não aceite o convite (Foto: Amanda Quintiliano)

Amanda Quintiliano

O anúncio da candidatura do vereador Eduardo Print. Jr. (SD) para a presidência da Câmara de Divinópolis provocou reação nos opositores. Com 11 nomes cotados a apoia-lo, dois ainda estão indecisos o que levou a adiar o registro da chapa. Janete Aparecida (PSD), apesar de ter posado para foto entre os apoiadores, e Ademir (PSD) ainda não confirmaram com quem deverão caminhar.

Inicialmente, Janete era apontada como primeira secretária. Entretanto, ela negou-se a confirmar a composição até o aval do partido – leia-se deputado federal, Jaime Martins. Com isso, Rodrigo Kaboja (PSD) colocou-se à disposição para ocupar o cargo até uma definição. Nesta quinta-feira (29) Cleitinho (PPS) reafirmou apoio a chapa de Eduardo e confirmou que irá compô-la como primeiro secretário.

“Não vou dar o voto para partido, para o PSDB […] Não estou aqui para fazer oposição ao Galileu. O Eduardo terá que andar na linha. Não aceito coisa errada. Estou aqui para fiscalizar”, disse no vídeo postado no Facebook.

Cleitinho ainda disse que apoiará Eduardo porque Sargento Elton (PEN) não conseguiu se viabilizar. Ele irá compor a chapa como vice-presidente.

“Nosso pensamento é democrático e de isonomia dos dois poderes. Não somos oposição ao Galileu, respeitamos a votação expressiva dele. Estamos pleiteando aqui é uma isonomia […] O que não pode ocorrer são atropelos que podem quebrar nossa cidade que está bastante deteriorada”, afirmou Sargento Elton.

Já como segundo secretário está Zé Luís da Farmácia (PMN). Ele não aparece no vídeo, mas participou da reunião de terça-feira (27).

Também aparecem na filmagem Roger Viegas (PROS), César Tarzan (PP) e Nêgo do Buriti. No vídeo eles reforçam ainda o apoio de Renato Ferreira (PSDB). Com a assinatura de Kaboja a chapa conta com os nove nomes necessários para registra-la.

Correria

Enquanto Eduardo tenta manter a chapa sem traições, Adair Otaviano (PMDB) se movimenta pelos bastidores junto com o prefeito eleito, Galileu Machado e o presidente do partido, Fausto Barros para viabilizarem a candidatura do peemedebista. Nesta quarta-feira (29) houve uma reunião às pressas e passou por lá até quem já declarou apoio a Print Jr.

Otaviano é o nome do PMDB e tem o apoio de Galileu Machado. Ele é tido como o candidato da situação. Apesar de parecer ser “consenso”, pessoas de dentro do próprio PMDB já afirmaram ao PORTAL que viabiliza-lo como candidato está cada vez mais difícil devido ao temperamento e postura do vereador. A resistência parte, principalmente, das lideranças de outras legendas, como dos deputados Fabiano Tolentino (PPS) e Domingos Sávio (PSDB). Ele não teria poder de aglutinar apoio. Jaime Martins (PSD) estaria mais isento.

Apesar destas afirmações, a cúpula do PMDB garante que até o dia 1º viabilizará a candidatura de Adair.

“Estamos caminhando bem. Temos alguns partidos que já declararam apoio, mas manteremos em sigilo. Achamos que dará certo”, afirmou Barros.