Além disso a associação contará com novos projetos de expansão, incluindo ala do semiaberto e oficinas de laborterapia
Na próxima terça-feira (28/01), às 8h30, a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de Divinópolis inaugurará o novo centro administrativo.
Os recuperandos da unidade realizaram toda a construção na sede da associação, localizada na Avenida Condé de Kelidônia, 100, bairro Floramar.
Além disso, a cerimônia incluirá a apresentação de projetos de expansão, como a nova ala definitiva do semiaberto e as oficinas de laborterapia.
Francisco Martins, presidente da APAC, ressaltou a importância das atividades realizadas pelos internos.
“Eles assumem responsabilidades diárias, desde limpeza e cozinha até estudos, manutenção e obras, o que garante o funcionamento e a ampliação da unidade”, afirmou.
A parceria com a Vara de Execuções Penais de Divinópolis, coordenada pelo juiz Dr. Francisco de Assis Correa, viabilizou a compra do material de construção por meio de convênios relacionados às penas pecuniárias.
Com o novo prédio, os 22 colaboradores administrativos deixam a sala provisória, que será transformada em um espaço para exposição e comercialização de produtos das oficinas de laborterapia.
Atualmente, a unidade opera com 108 recuperandos e três regimes de pena: fechado, semiaberto intramuros e semiaberto extramuros.
Com as novas obras, a capacidade aumentará para 200 recuperandos, atendendo ao convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, que prevê o aparelhamento do novo espaço.
Portanto, a inauguração marca um passo importante para a APAC, que segue fortalecendo seu modelo humanizado de reintegração social, promovendo trabalho, estudo e disciplina para os internos.