Recuperando na APAC DIVINÓPOLIS
Apac conta com voluntários em várias áreas (Fotos: Fabrício Salvino/Portal Gerais)

O curso terá início no dia 09 de março de 2024 a ocorrerá na sede da Apac em Divinópolis

A Apac Divinópolis abriu inscrições para o Curso de Formação de Voluntários 2024. O curso tem uma carga horária de 45 horas com 12 encontros presenciais, sempre aos sábados pela manhã. O curso terá início no dia 09 de março de 2024 a ocorrerá na sede da Apac.

Este curso representa uma oportunidade única para pessoas comprometidas que desejam desempenhar um papel ativo na transformação da vida daqueles que buscam reintegração à sociedade.

De acordo com o presidente voluntário da Apac Divinópolis Francisco Martins o curso abrange uma variedade de temas fundamentais, incluindo:

  • apresentação teórica da metodologia Apac,
  • gestão e padrões de disciplina e segurança;
  • apresentação dos programas desenvolvidos na Apac;
  • contato com a Instituição;
  • motivação dos voluntários;
  • apresentação dos diversos setores de trabalho voluntário;
  • integração entre voluntário, funcionários e diretoria da Apac.

“O voluntário desempenha um papel crucial nas Apacs no processo de ressocialização de indivíduos privados de liberdade. Sendo o trabalho apaqueano, um trabalho voltado para a gratuidade, o voluntariado, que faz parte do 9º nono elemento fundamental do Método Apac, vem para resgatar atos de amor, dedicação, respeito e incentivo, contribuindo sobremaneira para a mudança de mentalidade do condenado e não somente de comportamentos”, explica Martins.

Ainda conforme o presidente, cada voluntário se torna corresponsável por divulgar, explicar e esclarecer para a sociedade sobre a importância da Apac e da recuperação da pessoa privada de liberdade. Assim, o voluntário da Apac, exerce uma missão para dentro, se disponibilizando para a realização de diversas atividades dentro da instituição, e uma missão para fora, tornando-se o principal divulgador da metodologia.

Voluntários da APAC

Todos os tipos de voluntariado são bem-vindos, visto que na Apac, diferentemente do sistema carcerário comum, os próprios presos são corresponsáveis pela sua recuperação, tendo todas as assistências previstas na Lei de Execução Penal (assistência social, médica, espiritual, psicológica, jurídica, etc.), prestada por parcerias, colaboradores da própria instituição e voluntários da comunidade. O trabalho é obrigatório e os apaqueanos têm acesso a cursos supletivos, profissionalizantes.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP.

A Apac conta, então, com a colaboração de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas), profissionais da área educacional (professores para reforço escolar), apoio espiritual, casais padrinhos, profissionais técnicos que possam dar cursos e ensinar a profissão (pedreiros, carpinteiros, eletricistas, pintores, bombeiros hidráulicos) e alguns casos de graduação, oficinas de arte, educadores físicos, músicos, assistentes sociais, laborterapia e outras atividades que contribuem para a reinserção social.