Levantamento aponta que um terço das cidades com suspeitas de Covid-19 não tem nenhum caso testado em Minas Gerais
Apenas 15% das notificações por suspeita do novo coronavírus são testadas em Divinópolis. O dado integra o levantamento realizado pelo projeto Coronavirus-MG.com.br. Desde o início dos registros, apenas 230 testes foram realizados no município. Os dados consideraram o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Ses) desta segunda-feira (11).
Das 1538 notificações registradas pelo Estado, 230 foram testadas em Divinópolis. Deste total, 109 deram positivo para o vírus e 121 foram descartadas. O levantamento não considerou os números municipais. O boletim local desta segunda apontou um número maior de confirmados (119) e descartados (169) o que representa 18 testes a mais.
A assessoria de comunicação da prefeitura disse que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) não tem controle de quantos testes estão em andamento aguardando resultado na cidade. Disse que este é um procedimento de cada unidade hospitalar e que é informado apenas se o exame deu positivo ou negativo.
Em Minas Gerais
Minas Gerais ultrapassou nesta segunda-feira (11) a marca dos 100 mil casos suspeitos de Covid-19 não testados em laboratório. De acordo com os dados oficiais da Secretaria de Estado de Saúde (SES), 88,6% dos pacientes com algum sintoma da doença não foram submetidos a exames para comprovar ou descartar o contágio pelo novo Coronavírus.
Segundo um novo levantamento realizado pelo Coronavirus-MG.com.br, uma a cada três das 840 cidades com notificações registradas até o momento ainda não testou ou não recebeu o resultado de nenhum caso sequer. São 277 municípios, nos quais se acumulam 2.707 pacientes nesta situação.
Apenas 13 dos 853 municípios mineiros não tiveram nenhum caso notificado até agora: Cordislândia, Itaipé, Novorizonte, Oliveira Fortes, Paulistas, Pedro Teixeira, Ponto Chique, Pratinha, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Serranópolis de Minas, Tapiraí e Umburatiba. Juntos, eles reúnem pouco mais de 50 mil habitantes, ou seja, apenas 0,2% da população total do estado.
De acordo com os últimos dados oficiais, atualizados nesta segunda-feira (11), já foram notificados exatamente 113.454 casos suspeitos de Covid-19 em Minas Gerais. Somente 12.968 passaram por exames laboratoriais, o que representa 11,4% do total. Destes, 3.320 tiveram o diagnóstico confirmado (incluindo 121 mortes), e os outros 9.648 foram descartados.