Skip to main content

Aplicação da segunda dose da CoronaVac é suspensa em Divinópolis

Mais de 4 mil pessoas aguardam pela imunização; Estado pediu reposição ao governo federal

A aplicação da segunda dose da CoronaVac foi suspensa temporariamente em Divinópolis. A decisão foi informada, nesta quarta-feira (5/5) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). 

Foram canceladas as imunizações agendadas para quinta-feira (6/5), sexta-feira (7/5) e sábado (8/5) por falta de vacinas suficientes.

De acordo com a vice-prefeita, Janete Aparecida, assim que novas remessas de CoronaVac, destinadas à segunda dose chegarem, a vacinação destas pessoas será retomada.

“É com grande pesar que damos esta notícia à população. Devemos lembrar que, a partir da 8ª remessa, o Governo Federal, através de Nota Técnica, determinou que os municípios utilizassem o total enviado como primeira dose. Já pedimos ao Governo de Minas Gerais e à Regional de Saúde que nos envie essas doses, para que rapidamente possamos vacinar essas pessoas” ressaltou.

No momento, 4554 pessoas se encontram nesta situação e, assim que esta vacinação for retomada, será divulgada uma lista no site da Prefeitura, elaborada seguindo a ordem de cadastramento destas pessoas na primeira dose.

Na 15ª remessa de imunizantes enviados pelo governo chegaram 6.350 doses, sendo 6.280 para primeira dose de AstraZeneca e 70 doses para aplicação de segunda dose de Coronavac.

A vacinação da segunda dose da AstraZeneca está garantida. Segundo dados da Secretaria de Saúde, 2.528 pessoas estão agendadas para segunda dose deste imunizante. 

Nova remessa

A Regional de Saúde de Divinópolis recebeu na tarde desta terça-feira (4/5) a 16ª remessa da vacina contra a Covid-19. Ao todo são 42.135 doses da Astrazeneca/Fiocruz e 1.460 doses da Coronavac/Butantan. A distribuição para os 53 municípios da Macrorregião Oeste ocorrerá na próxima sexta-feira (7/5), a partir das 8 horas.

O imunizante da Astrazeneca/Fiocruz será utilizado para aplicação de primeira dose em 279 profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, 13.772 na população idosa de 60 a 64 anos, 2.450 gestantes e puérperas, 17.104 em pessoas com comorbidade e 8.424 pessoas com deficiência permanente ou severa.

A Vacina Coronavac/ Butantan será utilizada para completar o esquema vacinal, aplicação de segunda dose, de 211 profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e 1.019 de trabalhadores de saúde.

Divinópolis irá receber 7;030 da AstraZeneca e 300 da CoronaVac.

Reposição

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que teve conhecimento sobre os casos de municípios que apresentaram falta de vacinas da fabricante Coronavac para aplicação da segunda dose nos grupos prioritários

“Diante deste cenário, a SES-MG enviou aos municípios o formulário para preenchimento referente ao quantitativo de doses necessárias para completar o esquema vacinal.

Após levantamento dos dados,  a Secretaria irá enviar ofício ao Programa Nacional de Imunização (PNI), solicitando que o Ministério da Saúde recomponha os imunizantes relativos à segunda dose para os municípios afetados.

“A SES-MG reforça que a cada remessa de imunizantes, disponibiliza nota informativa para instruções sobre aplicação de doses, meta de vacinação, conservação da vacina, entre outras informações repassadas pelo Ministério da Saúde”, declarou.

Leave a Reply

Captcha *