Estratégias de segurança entorno de jogos de futebol realizados em Divinópolis e região foram debatidas pela Polícia Militar e uma equipe de arbitragem da Liga Municipal de Desporto de Divinópolis (LMDD) na última segunda-feira (17).
Com o intuito de criar uma barreira de segurança entre os profissionais e os torcedores, foi definido que os profissionais da Liga não irão arbitrar partidas em campos que não possuem alambrados. Além disso, todos os torneios serão regulamentados, com previsão de sanções e os árbitros irão trabalhar com sumulas.
“Durante a conversa com os árbitros percebemos que a maioria dos problemas surge em torneios direcionados para as crianças e adolescentes. Os próprios pais e familiares geram o transtorno e a situação acaba se agravando, como foi o caso registrado. Nessa reunião planejamos criar ações de conscientização para chamar atenção sobre a violência nos campos” – esclareceu o Capitão do 23° BPM, Ricardo Francisco Gomes Carvalho.
A Liga Municipal de Desporto de Divinópolis foi fundada em 1936 e hoje possui 40 árbitros aptos para apitar partidas.
Entenda o caso
Três árbitros foram agredidos fisicamente após uma partida de futebol amador, no campo do Zinabre, no bairro Icaraí. Um atleta, não satisfeito com o resultado da partida iniciou uma discussão que terminou com socos e chutes. Um boletim de ocorrência foi registrado e a LMDD mobilizou os profissionais para evitar que cenas como essas voltassem a se repetir.