Entidades não reconhecem greve e nem grupo que teria emitido comunicado; Abastecimento deve ser normalizado nesta terça
Marcelo Lopes
Os boatos de mais uma greve dos caminhoneiros que viralizaram pelas redes sociais provocaram “corre-corre” aos postos de combustíveis de Divinópolis, neste domingo (02). Em alguns, a gasolina e o etanol chegaram a acabar. Nessa segunda (03), após a euforia, o momento é de retomada gradativa à normalidade.
Em alguns postos, a falta de combustível ainda é presente. De acordo com Luciano Pereira, gerente de uma rede do ramo, as filas ainda continuam.
“Tem muita fila e acredito que são raros os postos que ainda têm combustíveis nesta segunda. O diesel é o único que ainda tem em um dos postos. Gasolina e etanol acabaram nesse domingo. No outro posto, somente gasolina comum e diesel”, disse Luciano ao PORTAL.
Segundo Luciano, o momento é de tranquilidade, tendo vista de que as informações que foram espalhadas eram boatos. Na base onde caminhões levam combustíveis para os estabelecimentos, há um impasse, mas no âmbito logístico, sendo resolvido possivelmente ainda nessa semana.
“Na base, ainda não estão carregando por problemas internos com o sistema, pela não emissão de notas (…) O pessoal irá acalmar de uma certa forma, porque viram que não vai ter greve. Irá ser tranquilo, ao contrário do que foi antes. Até essa terça (04), vai ter normalizado a situação”, concluiu.
Em uma outra rede, também há filas ainda, mas em uma situação dentro da normalidade, segundo o gerente Carlos Henrique.
“O estoque de combustível está baixo, mas caminhões de Belo Horizonte estão vindo para cá, com viagem marcada antes do almoço e deve chegar durante a tarde”, relatou Carlos.
Carlos também declarou que o momento não está desesperador, devido a providências terem sido tomadas para evitar prejuízos. Sobre os boatos, o gerente mantém a desconfiança, mas diz estar preparado para evitar reflexos negativos.
“Estão saindo notícias de tudo quanto é lado, não sabemos de onde vem a verdade, mas de todo jeito estamos nos preparando para que nada aconteça ou então seja minimizado o máximo possível. A princípio, não estamos acreditando em uma nova greve”, finalizou.
Estradas e associações
Nas estradas, ainda não há pontos de paralisação nas principais vias da região Centro-Oeste, de acordo com informações da Polícia Rodoviária Militar (PRM).
Os boatos foram provocados por uma entidade denominada como União dos Caminhoneiros do Brasil (UDC-Brasil), que teria supostamente emitido uma declaração convocando os motoristas para uma mobilização geral nos próximos dias, porém, nenhuma entidade ligada a classe, como a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) e a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), reconheceu oficialmente a sigla e a veridicidade do convite.