Geraldo Couto é acusado de cometer irregularidades na Santa Casa de Formiga (Foto: Oscar Rodriguez/Super Informação)

 

O ex-gestor da unidade é considerado uma das peças chaves; Relatório será apresentado em agosto

Marcelo Lopes

Após aproximadamente oito meses de protocolamento e investigações realizadas, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura irregularidades no contrato firmado para a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Divinópolis, chega a execução do relatório final. A informação foi confirmada pela porta voz da comissão, Janete Aparecida (PSD), ao PORTAL nesta quinta-feira (26).

Janete contou que em uma das últimas oitivas, foi obtido êxito ao conseguir que o ex-provedor da Santa Casa de Formiga, Geraldo Couto, fosse depor. Detalhes sobre a oitiva não foram divulgados. Outros convocados como o ex-secretário de saúde, David Maia, não foram localizados, mas devido aos depoimentos realizados pelo ex-prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo (2009-2016), não foi mais necessário ouvi-los.

“Tínhamos que encontrar o responsável pelo contrato. Não estando o secretário, o ex prefeito é o responsável”, disse Janete.

A vereadora ressaltou que os trabalhos realizados nas investigações foram unicamente técnicos, sem nenhuma perspectiva política.

“Essa CPI não é uma investigação para avaliar as condições de atendimento da UPA e sim as irregularidades no contrato, pois muitas pessoas entenderam de forma errada qual era a matéria”, relatou.

Relatório final

As investigações e as oitivas foram ambas realizadas em sigilo, com a justificativa de que a ampla divulgação poderia afetar os trabalhos e também a integridade dos depoentes. Sobre o relatório, a vereadora não pôde passar muitos detalhes, mas confirmou que os resultados das apurações foram dentro do que a comissão esperava.

“Muita coisa errada no contrato, das duas partes (Município e Santa Casa). O Município, sendo o gestor, tem que ter responsabilidade com o dinheiro público, pois o descaso com essa verba é que leva a cidade a ficar do jeito que está”, finalizou.

O relatório deve ser apresentado à Câmara Municipal entre os dias 15 e 20 de agosto, após o retorno das reuniões ordinárias e o fim do recesso legislativo. Além de Janete, também estão como membros os vereadores Renato Ferreira (PSDB), Raimundo Nonato (PDT), Nego do Buriti (PEN) e o presidente, Zé Luíz da Farmácia (PMN).