Skip to main content

Após longa, pavimentação começa a deixar o papel

As obras serão estendidas a outros 10 pontos da cidade (Foto: Juliano Vilela/PMD)

As obras serão estendidas a outros 10 pontos da cidade (Foto: Juliano Vilela/PMD)

A primeira frente de trabalho do programa Pró-transporte foi iniciada na região do bairro Bela Vista/Belvedere. As obras que beneficiarão a população dos bairros Oliveiras, Santa Rosa, Belvedere, Candelária, Dona Rosa/Padre Eustáquio, Santa Lúcia, Nova Holanda, Grajaú e Nova Fortaleza, compreendem pavimentação (asfáltica, poliédrica e de recapeamento); drenagem pluvial; obras de urbanização, com colocação de meio-fio, passeio e sarjeta; sinalização estratigráfica; e colocação de placas de sinalização.

 

Com o apoio de dois caminhões, uma patrol e uma retroescavadeira, os operários deram início ao trabalho de limpeza e alargamento das ruas do bairro Belvedere II. Lá, o recapeamento asfáltico será executado nas principais vias, entre elas, a ruas Lagoa da Prata, Francisco Fernandes, Coelho Neto e avenida Brasília. Já as ruas Vereador Antônio Amaral Tavares, Francisco Fernandes, Aberlardo Moreira Gomes, Maria de Lourdes Melo, Maria Possidônio, Dilza Neri de Faria, José da Silva Oliveira, Vanir Notini Pereira, Diógenes Duque, João Adelino Pires, Erotildes Gomes, Augusto de Melo Alvim, Noé Soares, Gustavo de Melo Alvim, Asa Branca, Guanhães, Frei Venceslau, Epaminondas de Assis, Caracas, Quito, Havaí, Júlio Nogueira, Viriato Correa, José Faria Barros, entre outras ruas, receberão calçamento.

 

Antes da pavimentação, a equipe trabalha no levantamento da área e nivelamento do terreno para, em seguida, executar o serviço de terraplenagem. Após esta etapa, a expectativa é de que as ruas sejam calçadas a partir da próxima segunda-feira.

 

“A intervenção naquela região atinge uma área de 54 mil metros quadrados e, por isso, o apoio da população é tão importante. A gente sempre orienta os moradores na hora que estamos trabalhando sobre o cuidado com as máquinas. O que a gente mais importa e que vem em primeiro lugar é a integridade física, tanto da nossa equipe quanto dos moradores. Sempre orientamos e pedimos paciência porque, primeiro, vem o transtorno com barulho, poeira, barro, caminhões passando, mas, depois, vem a melhoria da rua e qualidade de vida para todos que moram no lugar”, declara o encarregado da Libe Engenharia, Francisco Barros de Oliveira.

 

Regiões contempladas

 

No plano de ação, foram contemplados os itinerários de ônibus e outras vias estratégicas. As intervenções seguirão de

50% das ruas sem calçamento serão pavimentados nos próximos dois anos (Foto: Juliano Vilela/PMD)

50% das ruas sem calçamento serão pavimentados nos próximos dois anos (Foto: Juliano Vilela/PMD)

forma gradativa, seguindo o cronograma de execução pelo período de dois anos a partir da ordem de serviço até o término total da obra. Serão abertas três frentes de trabalho simultaneamente, uma em cada região, e essas frentes crescerão até se equilibrarem em sete frentes de pavimentação e três de drenagem.

 

Até abril, todas estas dez frentes de trabalho estarão mobilizadas para executar todo o cronograma em 24 meses.

 

Mais de 11 mil famílias serão beneficiadas diretamente pelo Pró-Transporte, que prevê 400 mil metros quadrados de calçamento em 10 bairros da cidade. Outras frentes serão abertas na região Noroeste, nos bairros Candelária e Jardim das Oliveiras e, simultaneamente, outra frente na região Sudeste, entre os bairros Padre Eustáquio, Santa Lúcia e Dona Rosa.

 

 

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Sou fundadora do Portal Gerais. Jornalista por formação e paixão. Curiosa, observadora e questionadora. Mãe da Cecília, na desafiadora e gratificante tarefa de maternar, empreender, realizar-se.