Prédio passará por uma análise e posteriormente, pela realização da reforma do espaço
O Museu Histórico Municipal passa por estudo museológico para a reforma. As avaliações serão feitas pela Secretaria Municipal de Cultura, especialistas da área e voluntários. O local foi cercado nesta segunda-feira (01/07), quando os trabalhos foram iniciados.
Segundo a prefeitura, o objetivo é realizar uma análise detalhada do imóvel e posteriormente a revitalização do espaço. O Secretário de Cultura, Gustavo Mendes, disse o estudo é necessário para manter a identidade do lugar.
“Primeiro faremos uma avaliação, um estudo detalhado do local. Assim poderemos propor a revitalização e adaptações, respeitando a arquitetura e as particularidades do imóvel”, destaca Gustavo.
O prédio está interditado desde março de 2017. O Museu Histórico funciona no casarão mais antigo da cidade. O sobrado do Largo da Matriz, foi construído por Capitão Domingos em 1830.
Antes de ser tombado como patrimônio histórico pelo município, a construção serviu como sede para a primeira sala de cinema da cidade, foi escola, posto de saúde e ainda convento de frades franciscanos. O museu abriga obras de artistas da região, peças históricas e também fotos antigas que ajudam a contar a história da cidade.
Foto: PMD