Apreensões ocorreram em Uberlândia e Patos de Minas após denúncia de consumidora que desconfiou da qualidade do produto
O Procon Divinópolis realizou, na terça-feira (23/1), ações de fiscalização após apreensão de sabão em pó falsificado no ABC, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Diante do fato, o órgão fiscalizou lojas da rede de supermercados na cidade do Centro-Oeste do estado.
A fiscalização na rede de supermercados ocorreu devido à suspeita de comercialização de sabão em pó adulterado/falsificado. De acordo com o Procon, fiscais verificaram a possível comercialização do produto com suspeita de adulteração/falsificação, motivada pela operação iniciada em Uberlândia na mesma rede de supermercados no dia 20 de janeiro.
Durante a ação, as equipes visitaram 10 unidades do estabelecimento. No entanto, os profissionais não constataram irregularidades, uma vez que os próprios supermercados haviam tomado medidas preventivas. Em alguns deles, o produto com suspeita já não estava mais sendo comercializado.
Isabela Antunes, gerente de Defesa do Consumidor, destacou a importância dessas atividades.
“As ações de fiscalização são importantes para conscientização e aprimoramento nas condutas dos fornecedores”, afirmou.
Desta forma, conforme Isabela, resguardam-se os direitos dos consumidores.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP.
Apreensão em sabão em pó falsificado no ABC
O Procon de Uberlândia encaminhará as caixas apreendidas ao Instituto de Criminalística da Polícia Civil, em Belo Horizonte. As apreensões ocorreram na semana passada.
A operação ocorreu, então, após uma consumidora notar que o produto “não espumava”. Com isso, ela denunciou no dia 14 de dezembro. Conforme o Procon, o laudo que confirma a falsificação chegou no dia 19 de janeiro.
Outros municípios
Segundo o Ministério Público, também foram apreendidas 102 caixas do sabão em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, também na rede ABC, no dia 22 desse mês. As apreensões correspondem ao sabão da marca OMO Lavagem Perfeita do lote BPG011319G. Além deste, pairam suspeitas sobre os lotes BPF250917G e BBA080037G.
Ainda conforme o órgão, o produto estaria sendo vendido em lojas da mesma rede em vários municípios mineiros. Há indícios de que foram encontradas caixas do sabão em Boa Esperança, Montes Claros e Itajubá. Ao todo, as apreensões somam 1,7 tonelada.
A reportagem do PORTAL GERAIS tenta contato com a assessoria da rede de supermercados.
Siga o Portal Gerais no Instagram @portagerais. O site de notícias do Centro-Oeste de Minas.