Iniciativa possui o objetivo de oferecer estímulos e incentivos concretos à leitura
Foi aprovado, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, desta terça-feira (20), o projeto de lei 06/2019. De autoria do vereador Dr. Delano (MDB), o documento possui a proposta de instituir o programa “Geladeira Literária”, em Divinópolis. Segundo o texto do projeto, a iniciativa possui o objetivo de oferecer estímulos e incentivos concretos à leitura.
O projeto
De acordo com a proposta, o órgão competente do Município deverá, durante o mês de outubro, realizar a divulgação do programa para incentivar associações de bairros, escolas, bibliotecas e demais entidades ligadas ao ramo cultural para que disponibilizem os espaços para a iniciativa.
As geladeiras e os livros poderão ser doados aos órgãos públicos e privados, interessados por pessoas físicas, desde que elas estejam plotadas com o nome do programa. Os doadores poderão se identificar como pessoa física ou com a logomarca da empresas na parte inferior das geladeiras.
No caso dos livros, eles serão disponibilizados gratuitamente ao público, que poderá levá-los para casa e depois, voluntariamente, devolvê-los, também podendo disponibilizar outros livros para o programa, que poderá ser implantado em escolas, unidades de saúde, empresas privadas, praças e locais públicos de grande circulação, os quais o Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá ações e protegerá os materiais.
Votação
Com grande aceitação no plenário, o projeto foi aprovado por 12 votos favoráveis. Em seguida, ele deverá ser encaminhado para o sancionamento do prefeito Galileu Machado (MDB).