Júlia Sbampato

Foi aprovado nesta terça-feira (31) o Projeto de Lei CM 142/2017. A proposta de autoria do vereador Roger Viegas (PROS) estabelece a obrigatoriedade de campanha de conscientização do perigo da combinação de bebida alcoólica e direção nos eventos realizados em Divinópolis.

A matéria foi colocada em discussão e grande parte dos vereadores pediu a palavra para parabenizar o parlamentar. O autor conta que a ideia surgiu após um acidente envolvendo onze pessoas que levou a uma morte, após uma festa realizada em setembro no Parque de Exposições da cidade.

Segundo Roger, “o projeto é bastante flexível e deve haver fiscalização também da população, que confiram se os promotores de eventos estão fazendo a divulgação, seja com publicidade ou avisos feitos por bandas durantes os show de que bebida e direção não combinam”.

O vereador Sargento Elton (PEN) destacou que dados apontam que o número de mortes envolvendo bebidas alcoólicas e direção é quase o mesmo de homicídios em Divinópolis.

Cleitinho Azevedo (PPS) trabalhou como DJ nas noites divinopolitanas por 15 anos e fala da importância desse tipo de projeto para a cidade. Para ele, nos próprios convites para as festas já deveriam ter anúncios alertando sobre o perigo dessa combinação.

O projeto foi aprovado por 16 votos, que representa a posição favorável de todos os vereadores atuantes da Câmara, com exceção do presidente Adair Otaviano (PMDB) que só pode votar em casos de empate.