Os cartazes deverão ser colocados em academias e clubes, por exemplo. (Foto: Divulgação)

Os cartazes deverão ser colocados em academias e clubes, por exemplo. (Foto: Divulgação)

Os vereadores de Divinópolis aprovaram o Projeto de Lei de autoria do Vereador Delano Santiago (PRTB) que obriga a colocação de cartazes em clubes, academia se associações desportivas, informando sobre os riscos da exposição inadequada ao sol.

 

De acordo com a proposta de Lei aprovada, as placas deverão ter a medida mínima de 50 centímetros na horizontal e 30centímetros na vertical, contendo a seguinte expressão “A exposição inadequada ao sol é prejudicial à sua pele, podendo causar câncer de pele. Use filtro solar e evite exposição prolongada ao sol no período das 10h às 16h”.

 

Caso a proposta seja sancionada pelo prefeito Vladimir Azevedo, o estabelecimento que deixar de cumprir a medida receberá inicialmente uma advertência por escrito, insistindo no erro, será multado em R$ 240,00, valor que será corrigido anualmente pelo IPCA.

 

O autor da proposta justifica o projeto afirmando que “no verão é grande o número de pessoas que procuram clubes e associações recreativas onde, muitas vezes, acabam por passar o dia, e muitos desconhecem o malefício dos raios solares no período compreendido entre as 10 e 16 horas, horários considerados perigosos para a exposição prolongada ao sol”. “Com o projeto esperamos estar contribuindo, sem dúvida, para evitar uma maior disseminação do câncer de pele”, completou.