A implementação de medidas preventivas e de combate ao mosquito foi fundamental para essa redução nos casos da doença.
O município de Arcos, no Centro-Oeste de Minas, comemora uma importante vitória no combate à dengue. Dados recentes do Setor de Endemias da Prefeitura Municipal revelam que a cidade atingiu o menor Índice de Infestação Predial (IIP) dos últimos três anos nos meses de maio e abril.
Fiscalização e acompanhamento
A Vigilância Ambiental, liderada pelo coordenador Geraldo Moura, intensificou as atividades de fiscalização e acompanhamento, assegurando que as ações preventivas fossem executadas em toda o município. Um dos destaques dessas ações foi a aquisição de um carro fumacê próprio pela Prefeitura, que permitiu uma abordagem mais eficiente no combate aos mosquitos adultos.
Levantamento e dados
O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre 20 e 24 de maio, apontou dados reveladores: dos 1.356 imóveis vistoriados, 75% dos focos de proliferação estavam em residências, 10,7% em comércios, 3,6% em terrenos baldios e 10,7% em outros tipos de imóveis.
- “Alma de Músico” resgata a trajetória marcante do grupo vocal AdCanto
- Turismo mineiro sustenta liderança no país desde janeiro
- Prefeitura de Samonte desmente fake news sobre tuberculose
- Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
- Deputada Lohanna visita obras em escolas beneficiadas com emendas impositivas
Importância da população
Geraldo Moura destacou a importância do envolvimento da população no combate à dengue: “Nós temos melhorado muito os nossos números e vamos melhorar ainda mais com o apoio de toda a população, fiscalizando os recipientes onde mais encontramos larvas do Aedes aegypti, que são vasilhas de plástico, vaso de plantas, bebedouro de animais, lata de tinta, balde e degelo de geladeira. Os números ainda mostram que a maior parte dos criadouros está dentro das residências.” disse o coordenador.