Mutirões serão realizados como ações preventivas (Foto: Divulgação)

Mutirões serão realizados como ações preventivas (Foto: Divulgação)

A Vigilância Epidemiológica divulgou o resultado do terceiro Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypt (LIRAa) realizado, em Arcos. De acordo com o levantamento, o município apresenta médio risco de ter um novo surto de dengue. O índice de infestação vetorial foi de 1,3%, sendo que 67% dos focos foram encontrados estão dentro de residências e o restante em lotes vagos. Geraldo Moura, supervisor técnico em Endemias do Município de Arcos destacou um aspecto importante deste levantamento.

 

“A maioria dos focos do aedes aegypti foi encontrada em plásticos, garrafas, latas sucatas e outros objetos descartados de maneira imprópria. Estamos entrando no período de chuvas e é justamente agora que o cuidado deve aumentar. Por isso, jamais jogue qualquer recipiente que possa acumular água fora da lata de lixo. Vamos nos unir para manter Arcos livre da dengue”, disse.

 

LIRAa

 

Em março deste ano foi realizado o segundo levantamento rápido em Arcos. Segundo Geraldo, o índice de infestação vetorial foi de 2,8%, ou seja, médio risco.

 

Mutirões

 

Na sexta-feira (01) os mutirões de limpeza contra a dengue, realizados pela Prefeitura de Arcos, percorreram os bairros Floresta, Gameleira, Novo Horizonte, São Francisco, Niterói e Cruzeiro. No dia 08 de novembro será a vez do Centro e dos Bairros Macedo e Nossa Senhora do Carmo receberem a caravana da limpeza. No sábado, dia 09, a equipe formada por servidores da Vigilância Epidemiológica e da Secretaria Municipal de Obras passará pelos bairros Cidade Nova, São Pedro, Lourdes e São José.

 

Dois caminhões e vinte agentes epidemiológicos estão participando ativamente das ações de coleta. O supervisor técnico em endemias, Geraldo Moura, comentou sobre o desenvolvimento da campanha e fez uma alerta a toda população para o inicio do período de chuvas. “Os mutirões realizados estão dentro do nosso cronograma. Alguns moradores depositam o material no passeio, mas precisamos que toda a população colabore”, afirmou.