A Galeria de Arte do Espaço Político Cultural Gustavo Capanema da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, a partir da próxima segunda-feira (03) até sexta (7), a mostra Mãos que Fazem, da Associação de Artesãos de Pompéu. Os trabalhos podem ser vistos das 8 às 18 horas. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Pompéu, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Cultura, Esporte e Turismo, Indústria, Comércio e Agropecuária, serão expostos trabalhos elaborados por cerca de 50 artesãos, como roscas, geleias, picles, cerveja artesanal e cachaça pompeanas, além de móveis rústicos, fontes e gamelas em madeira de demolição, crochê, pintura, arranjos florais e cestas em capim feitas por descendentes de indígenas.

A produção retrata a diversidade do município e a criatividade dos artesãos.

“Temos um jovem, por exemplo, que produz pão integral a partir da reutilização do bagaço da cevada, usado na produção das cervejas artesanais”, conta a instrutora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Êida Campos, que coordena a exposição. 

Segundo Êida, o objetivo da mostra é estimular a produção artesanal, promover competitividade e demonstrar a expressão cultural do município.

“Buscamos a valorização do trabalho do artesão, uma vida mais digna para a população pompeana. Queremos mostrar que é possível sobreviver do artesanato”, afirma a instrutora.

Assembleia Cultural

A Galeria de Arte integra o Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular. A iniciativa marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e valorização da cultura mineira.