Perfil no Facebook voltou a ser movimentado há cinco dias e links são divulgados em grupos de WhatsApp
Nomeada no início de fevereiro como assessora para monitoramento de redes sociais da Prefeitura de Divinópolis, Vanessa Aparecida Bernardes também tem atuado como “cabo eleitoral”, em campanha antecipada para o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos).
O e-mail que tem o nome e sobrenome dela aparece como “informação de contato” da página “Cleitinho governador MG” criada no Facebook.
A criação do perfil tem data de 08 de janeiro de 2020. A primeira postagem disponível é de março de 2021. A página voltou a ser movimentada há cerca de cinco dias. E, nesta segunda-feira (27/3), teve novos conteúdos publicados em horário de expediente da Prefeitura de Divinópolis, por volta de 11 horas.
- Sistema de reconhecimento facial para registro de ponto apresenta falhas em Divinópolis, afirmam servidores
- Invasões no Mercado Distrital geram ocorrências de arrombamento e furto em Divinópolis
- TRE-MG orienta sobre descarte de propaganda eleitoral após as eleições municipais
- Governo Lula avalia retorno do horário de verão, diz ministro de Minas e Energia
- Copasa analisa municípios afetados por restrição de captação de água no Rio Pará
Ocupante de cargo comissionado, ou seja, de livre nomeação do prefeito Gleidson Azevedo (PSC), Vanessa também tem compartilhado links em grupos de WhatsApp convidando integrantes a seguirem o perfil do Facebook.
Ela escreveu: “se você é apoiador e gosta do trabalho do Senador acesse o link”.
Irmã do assessor e braço direito do senador Cleitinho, Angelito Pereira, ela tem salário de aproximadamente R$ 2 mil, além de benefícios.
Vanessa também trabalhou nas eleições do ano passado. Relembre:
“Aparelhamento da máquina pública”
Além de fazer pré-campanha, há suposto aparelhamento da máquina pública, ou seja, alinhamento entre o gabinete do senador e a prefeitura.
Segundo advogados consultados pela reportagem, a comissionada pode estar cometendo possível crime de improbidade administrativa e até mesmo suposto peculato para o agente público que se utiliza desta mão de obra ilegal.
Apuração
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Divinópolis diz desconhecer “se ela tem ligação” com o Senador.
“Mas caso haja denuncia será apurado, como é feito sempre”, afirmou.
Disse ainda que “postagens pessoais fora do expediente ou horário de almoço não há impedimento, mas caso comprovadas dentro do horário de trabalho serão tomadas as devidas medidas.”
Nota na íntegra do Senador Cleitinho:
“O Gabinete do Senador Cleitinho se comunica apenas através de seus canais e redes oficias não possuindo vínculo com a citada servidora da Prefeitura de Divinópolis. Por ser uma liderança popular, são comuns as manifestações de apreço por parte dos cidadãos, mas não há campanha ou pré campanha para nenhum cargo público no momento, sendo portanto, candidato apenas a exercer um bom mandato como Senador.”
Recentemente, o presidente da Câmara de Divinópolis Eduardo Print Jr. expôs um perfil usado nas redes sociais para defender o prefeito e denegrir opositores. Ele ainda falou em “gabinete do ódio” dentro da prefeitura.