Bombeiros retiraram os banhistas da água após ataque de pirambebas
Seis banhistas sofreram ataque de pirambebas neste domingo (2/3), na Praia Municipal de Lagoa da Prata, no Centro-Oeste de Minas. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) realizou os atendimentos durante a operação Carnaval.
As vítimas receberam atendimento pré-hospitalar no local, e, para evitar novos incidentes, os bombeiros retiraram os banhistas da água.
- Bolão de Piumhi leva R$ 110 mil na Mega-Sena
- PIB de Minas cresce 1,4% no 1º trimestre de 2025 e amplia participação na economia nacional
- Comitiva de autoridades brasileiras contesta Itamaraty após deixar Israel em voo fretado
- Audiência pública: Vereadores vão emitir nota de repúdio contra repasse da Uemg para a União
- Projeto “Mãos que Aquecem” confecciona e doa meias de lã para idosos em Carmo do Cajuru
Período de reprodução
De acordo com os bombeiros, ataques de pirambebas são mais comuns durante o período de reprodução, especialmente em épocas mais quentes, quando esses peixes se tornam mais territoriais. Para reduzir o risco, é recomendável evitar áreas com vegetação aquática, onde as pirambebas costumam desovar, e não entrar na água com ferimentos abertos ou sangramentos, já que o odor de sangue pode atrair esses animais.
Apesar da preocupação gerada, as pirambebas não representam uma ameaça grave aos seres humanos, e os ataques geralmente acontecem em situações específicas. A equipe de bombeiros continuará monitorando a área amanhã para garantir a segurança dos banhistas.