Redação
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis emitiu uma nota oficial esclarecendo, mais uma vez, sobre a circular que restringe atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24 horas). Com já informado pelo PORTAL, o documento distribuídos aos funcionários os orienta a direcionar os pacientes com plano de saúde às unidades conveniadas, como o Hospital São João de Deus, Santa Mônica, Santa Lúcia e São Judas Tadeu.
Em nota assinada pelo diretor da unidade, Marco Aurélio Lobão Mendes ele reafirma que amparado pelo direito constitucional, “é assegurado o atendimento a todos os pacientes, em condição de urgência ou emergência, que procuram a UPA 24h Padre Roberto”. Ele ainda esclareceu que o direito ao atendimento prioritário é normatizado pelo Protocolo de Manchester, segundo a gravidade do caso.
– Informamos ainda que estamos participando de discussões produtivas, mediadas pelo Ministério Público, com a participação e cooperação dos diretores dos principais planos de saúde da região, numa postura convergente para ampliação e fortalecimento da rede de atenção à saúde do centro-oeste mineiro – consta na nota.
A nota foi emitida após uma cópia da circular parar nas redes sociais e ser compartilhada em várias páginas no Facebook. O diretor da unidade tratou a questão como “especulações e julgamentos equivocados”. Alguns internautas criticaram a medida e defenderam o atendimento sem qualquer tipo de restrição. Alguns chegaram a afirmar que a circular afronta a Constituição Federal.