A coordenação de cursos da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) – unidade Divinópolis – encaminhou e-mail aos alunos na noite desta terça-feira (12) informando que todos os coordenadores de graduação e pós-graduação suspenderas as atividades por não terem sido designados automaticamente para o cargo como era previsto.
Como não há nenhum professor efetivo (concursado) que atue na unidade junto aos colegiados de curso, os procedimentos acadêmicos protocolados na instituição não serão analisados. A situação impede o cumprimento de qualquer prazo definido pela secretaria.
“Os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação estão impedidos de realizar quaisquer atendimentos, seja por e-mail, telefone ou pessoalmente. Não há quem cumpra esta tarefa, já que não houve nenhuma designação”, consta no comunicado.
Com isso ficam prejudicados, por exemplo, estudo de histórico, transferências, orientações de matricula, reingresso, análises de notas, além de outros procedimentos realizados pela coordenado.
“Em outras palavras, como hoje a Uemg tem apenas 127 professores efetivos em seu quadro docente – e isto se refere a todas as unidades acadêmicas da Universidade no Estado -, trata-se de uma universidade sem professor em número suficiente para lidar com qualquer encaminhamento acadêmico: seja de ensino, pesquisa ou extensão”.
A falta de professores também ameaça o início do semestre letivo e coloca em risco a continuidade do desenvolvimento de projetos desenvolvidos academicamente.
“Este é um problema que deve ser enfrentado por toda a comunidade acadêmica – alunos, professores e técnicos -, e que coloca em risco uma conquista da sociedade civil mineira: a Universidade pública multicampi”, afirmam os coordenadores em nota.
Ainda segundo os coordenadores, o mesmo problema deverá se repetir ano a ano serão hão houver concurso público, já que não há professores efetivos suficientes para compor o quadro de docentes.
Reunião
A Assessoria de Comunicação da Uemg informou que hoje pela manhã a coordenação acadêmica está realizando uma reunião sobre a situação da instituição e que irá se manifestar apenas a tarde.