O nome da região Centro-Oeste mais uma vez é elevado. Desta vez pelo atleta Markos Moura, de Pará de Minas, que ganhou o brasileiro de Paraciclismo. O título foi conquistado no Rio de Janeiro onde no total ele conquistou oito medalhas de ouro, além do troféu campeão.
Markos é um exemplo vivo de superação não só de adversários, mais uma superação de vida. Num momento da competição o paratleta capotou da bicicleta e machucou justamente a mão que ele tem que usar para ganhar velocidade.
Entretanto, ele disse que nada podia atrapalhar seus objetivos. “Capotei em uma curva e machuquei justamente as mãos, porque as usei para me proteger do tombo. Senti muita dor, mas eu só pensava em conseguir o título, e por isso segui em frente”, contou.
Embora muitas peças sejam parecidas com as das bicicletas comuns, esse aparelho foi desenvolvido especialmente para pessoas que têm limitação motora nos membros inferiores. A handbike foi projetada respeitando certa estrutura e aerodinâmica, e a impulsão é feita usando as mãos