(Foto: Super Esportes)

(Foto: Super Esportes)

Dos males, o menor. O Atlético venceu o Guangzhou neste sábado por 3 a 2, em Marrakesh, e ficou com o terceiro lugar do Mundial de Clubes 2013. O jogo foi difícil e o gol da vitória saiu apenas nos acréscimos do segundo tempo, com o atacante Luan.

 

O Galo encerra a temporada 2013. A comemorar o título da Copa Libertadores. A lamentar, a eliminação na semifinal, no Marrocos, do Mundial. O técnico Cuca se despede, após acerto com o Shandong Luneng, da China. Paulo Autuori já observou o torneio para assumir o clube em 2014.

 

Primeiro tempo

 

Logo nos primeiros minutos, o Galo saiu na frente. Marcos Rocha fez bom cruzamento da direita e encontrou Diego Tardelli na área. O camisa 9 completou para o gol chinês.

 

O início da partida indicou que o jogo poderia se tornar bem fácil para o Galo. Não foi o que aconteceu. O Guangzhou se mostrou efetivo para aproveitar da desatenção defensiva alvinegra.

 

Muriqui empatou aos 8 minutos. O atacante, ex-Atlético, aproveitou um lance que começou com boa finalização de Elkesson e rendeu dois rebotes na área do Galo.

 

O Atlético respondeu com lance semelhante do seu primeiro gol. Marcos Rocha cruzou. Jô finalizou, mas o goleiro adversário conseguiu defender.

 

A virada aconteceu aos 18 minutos. Conca converteu pênalti cometido por Lucas Cândido. O Guangzhou ainda assustou a defesa do Atlético com finalizações perigosas de Elkesson (no travessão) e Conca.

 

O alento, antes do intervalo, veio em cobrança de falta. Ronaldinho mostrou que a pontaria está mesmo calibrada e empatou.

 

Segundo tempo

 

Após um início equilibrado, o Guangzhou teve boas chances de marcar. A defesa não se portava bem, mas o ataque chinês também não aproveitou três oportunidades.

 

O Galo também teve oportunidade de marcar, com Réver, de cabeça. Bateu na trave, após cobrança de escanteio.

 

Cuca optou por mudar o estilo do sistema ofensivo com a entrada de Luan no lugar de Jô. O velocista deu boa dinâmica ao ataque. Aos 23 minutos, ele roubou uma bola na direita e cruzou. Fernandinho bateu e a defesa deu rebote. Ronaldinho quase marcou. Xiaoting salvou os chineses.

 

O Guangzhou também chegou perto de marcar. Após batida de cruzamento, Junior César desviou e quase marcou contra. Victor salvou o Galo.

 

Aos 46 minutos, Ronaldinho se envolveu em dividida ríspida com Xuri e acabou levando o cartão vermelho. O camisa 10 saiu e os torcedores o aplaudiram de pé. Logo depois, vaiaram o árbitro Alireza Faghani.

 

Nos acréscimos, quando a disputa parecia se encaminhar para os pênaltis, o Atlético fez o gol da vitória. Luan avançou em contra-ataque pela direita e, cara a cara com Li Shuai, não desperdiçou. O velocista bateu no canto do gol chinês e garantiu o terceiro lugar do Mundial para o Galo.

 

Fonte: Super Esporte