Militantes do PT e de movimentos sindicais promoveram um ato pro-governo no final da tarde desta sexta-feira (13), em Divinópolis. Cerca de 30 pessoas, entre filiados do PT e integrantes de sindicatos, se concentraram na rotatória da Praça da Catedral pedindo a valorização da Petrobrás e a reforma política. O ato faz parte do “Dia Nacional de Lutas” como foi intitulado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Para os manifestantes, a estatal e a democracia estão supostamente ameaçadas por conta da campanha pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), classificada por eles como “golpe”. O ato, que aconteceu em vários municípios brasileiros, também quer reverter as decisões que restringem os direitos trabalhistas, além de pressionar o governo a realizar a Reforma Política.
“Nosso objetivo é fazer um contraponto ao movimento que vai acontecer domingo, onde entendemos que a extrema direita, direita, não é apenas uma pauta do PSDB X PT, mas a influência estrangeira, o domínio total da América Latina em função da nossa maior riqueza que é a Petrobrás”, disse a sindicalista Maria Catarina do Vale.
“ […] E a questão da reforma política que é a saída para o problema que estamos vivendo no país hoje. Fala-se em corrupção, mas o sistema todo já está corrompido”, complementou Cláudio Guadalupe.
A manifestação foi pacífica. Os participantes apenas empunharam faixas, cartazes e bandeiras. Com o megafone tentaram chamar a atenção de quem passava pelo local.