Evento busca mobilizar sociedade contra projeto do governo Zema que propõe a transferência da UEMG para a União, ameaçando a autonomia e a existência da universidade
Acontece nesta segunda-feira (16/06), às 19h, na Câmara Municipal de Divinópolis, uma audiência pública em defesa da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da educação pública estadual.
O evento é parte das mobilizações da categoria docente contra o Projeto de Lei que propõe a transferência da UEMG para a União. A proposta faz parte do pacote do governo Romeu Zema (Novo) para adesão ao Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados com a União (Propag).
O projeto ameaça diretamente a autonomia da universidade estadual e pode levar à sua extinção. Além da transferência da UEMG, o plano inclui também a entrega de bens móveis e imóveis do Estado à União, além de autarquias e fundações públicas.
- Divino Tablado 2025 tem entrada gratuita com troca solidária
- Minas participa de levantamento nacional de riscos para o agro
- Mega-Sena sorteia R$ 32 milhões nesta quinta-feira
- Golpe do Enem: quadrilha aplica fraude milionária com site falso
- Adesão de escola de Divinópolis ao programa cívico-militar é aprovada
A presença de professores, estudantes, comunidade acadêmica e sociedade civil é considerada fundamental para fortalecer a luta em defesa da universidade. Durante a audiência, a categoria pretende pressionar os vereadores a rejeitarem a proposta, mantendo a UEMG como uma instituição pública, gratuita, estadual e de qualidade