A luta contra a Reforma da Previdência (PEC 287) a cada dia ganha mais força no Centro-Oeste de Minas Gerais. O Sintram tem oficiado várias Câmaras Municipais de sua base de representação, solicitando o apoio dos vereadores
para pressionarem os deputados federais a votarem contra a reforma. Nesta quarta-feira (05) em mais uma ação de combate à PEC 287, o Sintram, em parceria com a Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, realizou audiência pública para esclarecer à população sobre os retrocessos que proposta impõe aos trabalhadores brasileiros.

A vice-presidente do Sintram, Ivanete Ferreira, foi a palestrante da audiência e detalhou ponto a ponto os itens da Reforma, utilizando como base material cedido pelo Dieese. Em sua fala, Ivanete destacou principalmente o
aumento da idade mínina para aposentadoria (homens e mulheres/ rurais e urbanos) para 65 anos; o mínimo de 49 anos de contribuição para o acesso a 100% do salário; o achatamento de benefícios; e o corte em aposentadorias.

Ivanete alertou sobre a necessidade de mobilização de todos os trabalhadores, seja da iniciativa privada ou pública, no próximo dia 28 de abril, data agendada para uma Paralisação Nacional contra a Reforma da Previdência, a Terceirização e todos os ataques que estão sendo impostos sucessivamente pelo Governo Temer. Além disso, convocou a todos os cidadãos presentes na audiência a mandarem e-mails e ligarem, pressionado os
deputados a votarem contra a PEC 287.

“Não é em cima de nós, trabalhadores, que o governo tem que fazer reforma. Não podemos admitir isso. Está claro
que 50% da dívida pública é para pagar os banqueiros e manter as grandes fortunas. O trabalhador tem que ir para rua já, atendendo o calendário de mobilizações nacionais. É melhor perdemos um dia de trabalho agora do que
perder todos os nossos direitos “, disse a vice-presidente.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, que também esteve presente na audiência, ressaltou a parceria do Legislativo municipal que atendeu, prontamente, o pedido de audiência e falou sobre o papel de “formiguinha”
que cada cidadão deve fazer para lutar contra a PEC 287.

“Vocês, aqui presentes, comentem com o colega, amigo, familiar, sobre o que aprenderem na palestra de hoje. É preciso levar ao conhecimento de todos o que o governo Temer quer verdadeiramente com essa reforma. Se ela for aprovada no Congresso a grande maioria, aqui presente, não irá conseguir aposentar e a hora de luta é agora”, alertou.

Apoio

A vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara, Sirleia Tavares, que conduziu a abertura da audiência, destacou a parceria do Legislativo junto ao sindicato e adesão da população.

“A reforma da Previdência é para todos, por isso que a Câmara Municipal sensibilizou em atender a solicitação do
Sintram para realização dessa audiência, onde os trabalhadores e trabalhadoras de São Sebastião do Oeste também puderam ter um momento de participação e ver que os seus direitos podem ser destruídos com essa reforma. É a nossa primeira audiência pública feita pela nossa Câmara e tivemos a participação de mais de cem pessoas. Estamos muito felizes e vendo que a própria comunidade abraçou a causa”, disse a vereadora.

O presidente do Legislativo, Geraldo Alves Xavier, também avaliou como positiva a atuação do sindicato nesta mobilização para esclarecimento da Reforma à população.

“Foi uma reunião muito importante, com participação expressiva. Essa força do sindicato é importante para nós da cidade e se precisar de novas reuniões estamos à disposição”, disse.

Deputados

O deputado Jaime Martins foi representado na audiência pelo assessor Hélio Buião, que frisou ,em entrevista ao Sintram, que o parlamentar estará do lado do povo.

“O deputado Jaime Martins já se posicionou que é contra a Reforma, porque ela está penalizando o trabalhador. Se o país está em situação difícil como está é devido as más administrações, os presidentes que já passaram e não souberam conduzir as finanças do país e também pelo problema da corrupção com desvio de verbas, as quais poderiam estar beneficiando o trabalhador. Ele é terminantemente contrário e aqui em São Sebastião, onde ele é majoritário, ele tem um carinho especial e ele vai estar do lado do povo”, garantiu.

Desdobramento

Ao final da assembleia foi aberto espaço para dúvidas dos participantes. Segundo informações do Legislativo, um ofício da Câmara de São Sebastião do Oeste já foi assinado por todos os vereadores pedindo que os deputados, com
base eleitoral no município, votam contra a PEC 287. Além disso, a mesa diretora garantiu que enviará a lista de presença da audiência, reforçando que a população está contra a medida e espera atuação dos parlamentares para
a PEC 287 seja derrotada na Câmara Federal.